ONG Todo Dia é Rosa devolve autoestima a mulheres e homens vítimas de câncer

Devolver a autoestima a mulheres e homens vítimas do câncer. Esse é o objetivo da micropigmentadora, paramédica, especialista em sobrancelhas e empreendedora social Márcia Barreto, criadora da ONG Todo Dia É Rosa. Há 20 anos, após se tornar mãe e buscando uma maneira de sustento em que pudesse estar próxima ao filho, Márcia começou a trabalhar na área da beleza e, desde então, passou a sentir necessidade de fazer algo pelas mulheres.

“Queria fazer enfermagem, pois sempre tive vontade de ajudar o próximo. Isso está dentro de mim”, explica Márcia. A empreendedora social viu o seu desejo começar a ganhar forma quando foi morar em São Paulo. Lá, ela se especializou na área de micropigmentação paramédica e começou a fazer atendimentos a mulheres e homens vítimas do câncer de mama, com a reconstrução de aréola e micropigmentação de sobrancelhas.

Mas, o coração a chamava para fazer algo em sua terra natal, Salvador. Foi então que em 2018, já na capital baiana começou a oferecer atendimento às mulheres. Nesta época contava apenas com a divulgação boca-a-boca e foi quando começou a divulgar seu serviço nas redes sociais que o público começou a aparecer. Mas Márcia queria mais, queria chegar a mais mulheres e homens para, de forma gratuita, oferecer o seu trabalho. Criou então a ONG Todo Dia é Rosa, pois para ela a conscientização para a importância de prevenir o câncer de mama e o apoio às vítimas se faz necessário durante todo o ano e não apenas durante a campanha do Outubro Rosa.

Com a ONG Márcia conquistou um espaço próprio para os atendimentos e o apoio de uma equipe multidisciplinar. Seu objetivo agora é conseguir reformar este espaço para melhor atender as mulheres e homens que chegam até ela para mais que uma reconstrução de aréola ou de sobrancelha ter de volta a autoestima perdida durante o tratamento do câncer.

Hoje Márcia ministra cursos, faz palestras e segue em busca de apoio para dar maior visibilidade a sua ONG e com isso ampliar os atendimentos e também os objetivos. “Quero poder estimular essas mulheres a terem a sua própria independência financeira. A cada dia eu venho fortalecendo o meu propósito de vida e Deus vem me abençoando. Se eu conseguir a reforma no espaço aí vamos ter atendimento com fisioterapeuta, psicólogos, nutricionistas, advogado, vamos ter atividade física, artesanato e várias outras coisas. Sonho com um futuro que além de tudo isso a Todo Dia é Rosa também ofereça atendimentos com dentista, oncologistas e mastologistas. Tudo de forma gratuita”, ressalta Márcia.

Ações em Outubro

Durante todo o ano a ONG Todo Dia é Rosa realiza atendimento, palestras, cursos e participa de feiras onde orienta e conscientiza a população sobre a importância do cuidado com a saúde e prevenção aos diversos tipos de câncer, em especial ao câncer de mama, tipo de tumor que está entre os que mais atingem as mulheres. Mas, em outubro, abraça a Campanha Outubro Rosa buscando ampliar o alcance às vítimas da doença. “Sabemos a importância que tem a campanha e, por isso, montamos uma programação especial para que mais pessoas conheçam nosso trabalho e sejam beneficiadas”, afirma Márcia.

Na programação de 2022 a ONG fará no dia 19 de outubro, das 9h às 17h, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), um mutirão onde irá oferecer à população diversos serviços, entre eles atendimento com micropigmentação de aréola e sobrancelha, maquiagem, trança, aferição de pressão e glicemia e encaminhamento para exames de mamografia e preventivo ginecológico.

Neste dia o público também contará com atendimento com psicólogo e com nutricionista. Para realização da reconstrução da aréola é necessário que a paciente tenha passado pelo procedimento cirúrgico para retirada do tumor há mais de um ano e esteja com autorização do médico acompanhante. Já para a micropigmentação da sobrancelha é necessário autorização médica apenas se o paciente ainda estiver em tratamento. Nos casos em que o tratamento já tive sido encerrado basta apresentar o relatório de alta médica.

O mutirão acontece na Igreja Batista do Poder de Deus, localizada na rua Dário Valois, número 23, em frente a antiga fábrica de gelo Boca do Rio. A programação conta ainda com uma série de palestras, também desenvolvidas em parceria com a SPMJ, a serem realizadas nos dias, 14 de outubro, em Lauro de Freitas, dia 15 em Mussurunga, 18 e 21 de outubro, no Salvador Norte Shopping e dias 25 e 28 de outubro, no Salvador Shopping, sempre a partir das 17h.

Serviço:

Programação

14 de outubro – Palestra em Lauro de Freitas

Local: Avenida Santos Dumont, 1883, Centro, Lauro de Freitas/BA, Aero Empresarial, sala 430, 4° andar

Horário: 17h

15 de outubro – Palestra em Mussurunga

Local: Igreja Batista Monte Hermon, Mussurunga, Setor H, Rua K, Caminho 1, número 3.

Horário: das 17h às 21h

18 e 21 de outubro – Palestra Salvador Norte Shopping

Local: Salvador Norte Shopping, Espaço COR – Coletivo Outubro Rosa, Piso L2, próximo a loja Riachuelo.

Horário: das 17h às 21h

19 de outubro – Mutirão de Saúde Todo Dia é Rosa

Local: Igreja Batista do Poder de Deus, localizada na rua Dário Valois, número 23, em frente a antiga fábrica de gelo Boca do Rio

Horário: das 9h às 17h

25 e 28 de outubro – Palestra Salvador Shopping

Local: Salvador Shopping, Espaço COR – Coletivo Outubro Rosa, Piso L2, próximo a loja Le Lis Blanc.

Horário: A partir das 17h

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados