Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 49% dos votos válidos, contra 38% de Bolsonaro. Segundo turno está indefinido

A 20ª rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra que, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria por 11 pontos percentuais o presidente Jair Bolsonaro, do PL, com 49% dos votos válidos contra 38%. Com esse resultado, o segundo turno está indefinido.

Nos três principais colégios eleitorais do Brasil, a disputa é acirrada em São Paulo, onde Bolsonaro tem 44% dos votos válidos e Lula 41%, e no Rio de Janeiro, onde os dois estão empatados em 44% dos votos válidos. Em Minas Gerais, o candidato do PT tem 46% dos votos válidos, contra 40% de Jair Bolsonaro.

A 20ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 24 e 27 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.

Resultados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo:

Em São Paulo, Fernando Haddad, do PT, tem 36% dos votos válidos e está tecnicamente empatado com Tarcísio Freitas, do Republicanos, que tem 34%. O governador Rodrigo Garcia aparece com 24% dos votos válidos.

Para o Senado, Marcos Pontes e Márcio França estão empatados com 39% dos votos válidos.

Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo), registra 55% dos votos válidos e seria eleito já no primeiro turno. O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) teria 37% dos votos válidos.

Para o Senado, Cleitinho Azevedo, do PSC, e Alexandre Silveira, do PSD, estão tecnicamente empatados: 37% a 35% dos votos válidos, respectivamente.

No Rio de Janeiro, o governador Claudio Castro (PL) tem 48% dos votos válidos, contra 32% do ex-deputado Marcelo Freixo, do PSB.

Para o Senado, Romário (PL) continua na liderança folgada, com 44% dos votos válidos. Clarissa Garotinho está em segundo lugar, com 19%, empatada dentro da margem de erro com Alexandre Molon, que tem 16% dos votos válidos.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Em São Paulo, assim como em Minas Gerais, foram ouvidas em suas casas 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados