Ponto Novo celebra investimento de cerca de 30 milhões para automação e implantação de novos lotes no perímetro irrigado

Em evento realizado nesta terça-feira (27), no perímetro irrigado de Ponto Novo, o Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), firmou convênios para automação de 145 lotes irrigados e a recuperação e manutenção dos sistemas de eletrobomba e assinou também a ordem de serviço para a implantação de mais 120 hectares irrigados. A ação é executada por meio do projeto da CAR/SDR, Pró-Semiárido, que tem cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

O investimento de cerca de R$ 30 milhões vai assegurar que os irrigantes que já trabalham há anos no perímetro, juntamente com 60 novas famílias agricultoras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), tenham condições de produzir alimentos para atender às demandas locais e regionais de mercado.

Para Edivagno Rios, liderança do MPA, esse é um momento de celebração de uma luta que teve início há 14 anos e cujo objetivo é assegurar condições para que as famílias possam cultivar a terra. “É um momento especial para nós. A assinatura da ordem de serviço nos ajudará a cumprir com a nossa missão que é produzir o alimento saudável e abastecer o município de Ponto Novo, o mercado local e também outros municípios da região. Para que possamos produzir alimentos para superar essa fome que assola o nosso país”.

Para que fosse possível aumentar a área de produção do perímetro irrigado, foram necessários esforços do Estado para assegurar água e a legalização junto a órgãos ambientais, como explica o coordenador geral do projeto Pró-Semiárido, Cesar Maynart. “Hoje a gente está dando um pontapé inicial, mas estamos aqui porque lá atrás o Estado tomou a decisão de instalar o dispositivo fusegate na barragem e permitiu que a barragem tivesse um volume adicional de água para irrigar mais 120 hectares, e de zerar o passivo ambiental em Ponto Novo. Sem isso, a gente não teria, do ponto de vista legal, a capacidade de executar esta ação”.

Investimentos

Desde 2018, o Estado da Bahia tem realizado algumas ações para reestruturar e reativar o perímetro irrigado de Ponto Novo e, por consequência, assegurar água para irrigação e consumo humano. No total, são mais de 39 milhões de reais investidos na implantação do fusegate, operacionalização e reativação do perímetro irrigado; regularização ambiental, implantação de 120 novos hectares irrigados, automação e manutenção do sistema de eletrobomba. Foto: William França

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados