Ação de Segurança Alimentar e Nutricional do Bahia Produtiva é case de sucesso em Congresso Internacional de Nutrição

Na manhã desta quinta-feira (15/09), foi iniciado o 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional, em São Paulo. A abertura do evento foi reservada para dar destaque ao case de sucesso do projeto Bahia Produtiva, do Estado da Bahia, especialmente em referência à ação voltada à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), realizada para favorecer a alimentação saudável de milhares de agricultores e agricultoras familiares.

Com o tema “Nutrição Funcional e Agroecologia: seu papel na segurança alimentar e nutricional – Case Bahia Produtiva”, o momento contou com a participação de Wecslei Ferraz, coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Bahia Produtiva, e de Valéria Paschoal, CEO da VP-Centro de Nutrição Funcional, empresa organizadora do evento.

Foram apresentados os resultados das capacitações e dos cursos feitos nos quatro cantos da Bahia, que promoveram maior diversidade alimentar para a garantia da alimentação saudável, o acesso dos produtos aos mercados e, principalmente, a troca de experiências entre a equipe técnica do projeto, os profissionais de ATER, Agentes Comunitários Rurais (ACR) e agricultores e agricultoras familiares das comunidades.

“Nosso desafio, enquanto Estado da Bahia, é contribuir para a redução do índice de insegurança alimentar e, hoje, pudemos mostrar os resultados deste trabalho em parceria com a VP neste evento internacional”, comentou Wecslei.

Entre os principais resultados mencionados na palestra, esteve o aumento de alimentos da biodiversidade local nas comunidades rurais, o que favoreceu a saúde e nutrição das famílias. Alimentos como o maracujá-da-Caatinga, pinha, murici e jambolão tiveram crescimento no consumo entre as mais de mil famílias beneficiadas no projeto SAN em 25%, 62%, 200% e 120%, respectivamente.

“É muito emocionante ver o impacto das ações que fizemos, em parceria com o Estado da Bahia. Com os cursos e capacitações, reduzimos em 76% as dores intestinais, 58% a diarreia, 57% a dor de estômago e diversos outros sinais e sintomas recorrentes nas famílias”, observou Valéria Paschoal.

Outra presença importante foi a da culinarista e apresentadora de televisão, Bela Gil, que também é vice-presidente do Instituto Brasil Orgãnico. “Cultivar essa biodiversidade, correndo atrás do caruru, do ora-pro-nobis, é parte da mudança de consciência para o resgate do uso desses alimentos nutricionalmente maravilhosos”, declarou Bela durante a apresentação.

O evento

O 16º Congresso Internacional de Nutrição Funcional reúne mais de cinco mil profissionais, entre nutricionistas, médicos e profissionais de Gastronomia e Saúde, em três dias de evento, que segue até sábado (17/9). São 78 palestrantes e mais de 90 expositores, entre eles as oito cooperativas baianas da agricultura familiar, em estande próprio de exposição e comercialização dos produtos baianos.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados