CCZ realiza ações intensificadas para combater focos de dengue em Salvador

Devido ao aumento de casos de dengue em Salvador e com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) intensificou as visitas e inspeções em imóveis da capital baiana. O objetivo é identificar os pontos críticos e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti e muriçocas, evitando o crescimento dos casos de arboviroses e eliminando o risco de contaminação aos moradores.

A ação acontece durante toda a semana, de casa em casa, em regiões que apresentam maior índice de infestação e locais estratégicos dos 12 distritos sanitários da cidade. As vistorias fazem parte do projeto Pré-Verão do CCZ, que é realizado durante a primavera, já que no verão há uma probabilidade de aumento da infestação.

“O trabalho do CCZ acontece durante todo o ano. As equipes visitam as casas para fazer um diagnóstico e a partir disso monitorar os problemas encontrados no local. Devido ao aumento de casos de dengue, estamos realizando essas ações intensificadas com o intuito de visitar os imóveis para combater possíveis focos e orientar os moradores quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito”, ressaltou a subcoordenadora de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães.

Moradora há 50 anos da região do Bate Facho, no bairro do Imbuí, a dona de casa Ednalva Fagundes relata que todo o cuidado é necessário para conter o mosquito da dengue. Além da prevenção no quintal de sua casa, ela conta ainda que o trabalho conjunto da vizinhança é de suma importância.

“Eu sempre limpo o meu quintal, não deixo acumular folhas, viro as garrafas, meu tanque está sempre limpo e fechado. São cuidados básicos que todos devem ter para não deixar o mosquito se reproduzir. Quando eu vejo uma caixa aberta na rua ou na casa de um vizinho eu chamo a atenção também, pois não adianta somente eu manter as coisas organizadas e o mosquito se reproduzir na casa ao lado, por exemplo”, contou.

Denúncia – O CCZ reforça ainda os cuidados que devem ser tomados pela sociedade civil de combate à proliferação do mosquito, como a eliminação de água parada e limpeza de áreas abertas. Os focos de Aedes aegypti podem ser denunciados através do Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br .
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados