Candidato à Presidência do PTB une cristãos em ato pela liberdade religiosa em frente à Embaixada da Nicarágua

O candidato do PTB à Presidência da República, Padre Kelmon Luís, juntamente com seu vice Pastor Gamonal, e outros representantes das igrejas católicas ortodoxas e evangélicas, fizeram um ato de protesto e religioso em frente à Embaixada da Nicarágua, em Brasília (DF). A ação, realizada na última sexta-feira (9), foi uma união de cristãos em defesa da liberdade religiosa na Nicarágua e no Brasil, além de uma demonstração de solidariedade ao povo nicaraguense diante do sofrimento causado pela ditadura do comunista Daniel Ortega.

Com uma mega fone, Padre Kelmon leu um manifesto repudiando a perseguição à Igreja Católica na Nicarágua e disse que a esquerda brasileira mantém silêncio diante dessa situação por ser aliada e admiradora do regime de Ortega.

“Isso, mais do que uma vergonha nacional, é para nós, sobretudo, uma ameaça: se chegarem ao poder, certamente teremos o mesmo tratamento no futuro e não nos será possível viver em liberdade para rezar, viver uma vida cristã, como é nossa tradição brasileira. Estamos lutando para que o Brasil não tenha esse destino. É por isso que, hoje, queremos aproveitar a voz que temos, nesta união de cristãos pela defesa da nossa nação, para sermos solidários com nossos irmãos cristãos na Nicarágua”, destacou o candidato à presidência do PTB.

Ele citou dados do relatório “Nicarágua: uma igreja perseguida”, que demonstram que, entre abril de 2018 e maio de 2022, houve pelo menos 190 ataques contra a Igreja Católica na Nicarágua. “Esses ataques resultaram em feridos, mortos, destruição de símbolos e presos políticos”, ressaltou o sacerdote, lembrando que, além de firmar um Pacto pelo Cristianismo, tem como uma de suas bandeiras de campanha a criminalização da cristofobia, que será defendida por meio de proposta parlamentar.

O Pastor Gamonal exigiu a libertação dos cristãos da Nicarágua. “Estamos aqui, em um ato pacífico e cristão, para exigirmos que o governo da Nicarágua liberte todos os nossos irmãos que estão sendo perseguidos neste país. Não aceitamos que os cristãos continuem sofrendo e sendo cerceados de sua liberdade religiosa. Não concordamos com esta opressão. Por isso, deixamos aqui o nosso protesto diante desta embaixada”, disse o vice-candidato à Presidência do PTB, puxando coro de “liberdade”.

Endossando a fala de Gamonal, o Presidente do Movimento Cristão Conservador do PTB no Estado de São Paulo, e candidato a deputado estadual, Pastor Manoel Enéas Jr., disse “não” ao governo de Daniel Ortega. “Dizemos não a esta ditadura imposta na Nicarágua. Nós, cristãos no Brasil, estamos unidos em prol da liberdade religiosa no mundo e, principalmente, na Nicarágua. Que Deus tire toda a opressão, todo o maligno sobre esta ditadura absurda, que não agrada a nós cristão e, principalmente, ao nosso Deus”, finalizou Enéas Jr.

Segurando faixas com as hashtags #ContraACristofobia e #OrgulhoDeSerCristão, em português, espanhol e inglês, assim como as bandeiras do Brasil, da Nicarágua e da Venezuela, os demais religiosos também discursaram e puxaram coros de “Viva o Cristianismo, Jesus é o Nosso Rei e Abaixo ao Comunismo”. Ao final, todos rezaram o Pai Nosso.

Também participaram do ato o Padre Lucas, da Igreja Ortodoxa Grega, do Rio de Janeiro (RJ); o Pastor José Cláudio, da Missão Reencontro com Jesus, em Juiz de Fora (MG), que é candidato a deputado estadual; o venezuelano refugiado no Brasil Roderick Navarro, fundador do Movimento Venezuelano Despertar Republicano; o Pastor Marco Antônio; o candidato ao Senado pelo Distrito Federal do PTB, Marcelo Hipólito; Michel Hanna Riachi e Bruna Ferreira. Crédito da foto: Weleson Nascimento

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados