Aparelho lingual: o que é e quando é indicado seu uso

Houve um tempo em que o tratamento ortodôntico era amplamente evitado, principalmente em pacientes adultos. Isso se deve ao impacto estético dos acessórios. No entanto, o advento do aparelho lingual aliviou as preocupações.
Isso porque, embora a estrutura do coxim lingual seja muito semelhante a uma fixação normal, ela é colocada na parte interna do dente.
Assim, o paciente pode corrigir defeitos e desvios de formação sem qualquer perturbação do aspecto visual do sorriso, como, por exemplo, colocar lente de contato para dentes.
Como este tipo de aparelho tem as mesmas funções dos modelos mais clássicos, também é altamente recomendado para quem deseja corrigir os seguintes problemas:
● Dentes desalinhados;
● Diastemas;
● Dentes apinhados;
● Mordida cruzada;
● Mau desenvolvimento na arcada dentária.

No entanto, como esse modelo pode causar algum desconforto e dificuldade na adaptação de pacientes com mordidas profundas ou pacientes que precisam de tratamento de canal no dente, o ortodontista deve ter a palavra final na escolha da melhor adaptação.
Como tratar a saúde bucal usando o aparelho lingual
O aparelho de língua consiste em um mesmo material e estrutura do modelo tradicional. Portanto, o processo de movimentação dos dentes também é feito de maneira muito semelhante.
Ou seja, por meio do uso de braquetes e fios, a força mecânica exercida pelo aparelho consegue deslocar as estruturas orais e colocá-las em uma posição mais adequada.
Ao contrário de outros dispositivos, no entanto, essas peças geralmente são menores e mais confortáveis.
Além disso, o tratamento com técnicas linguais, embora mais trabalhoso para o ortodontista, é muito mais econômico que aparelhos ortodônticos transparentes ou lentes dentais de porcelana e é igualmente discreto.

Vantagens de escolher este tipo de equipamento
Existem muitas vantagens na escolha de um aparelho lingual, sendo a principal delas que o aparelho não afetará a harmonia da face e a estética do paciente durante todo o processo de correção ortodôntica.
Por isso, mesmo pacientes adultos que já se inseriram no mercado de trabalho e temem que a estética dos acessórios afete sua vida profissional podem usá-los com segurança.
Além disso, algumas outras vantagens são:
1. Ótimo para exercícios intensos
Uma das principais queixas das pessoas que utilizam dispositivos comuns de imobilização tem a ver com danos nas mucosas e feridas por traumas na área.
Isso é especialmente problemático para atletas profissionais ou para aqueles que praticam esportes de alta intensidade.
No entanto, como a estrutura metálica do aparelho lingual está localizada dentro da boca, as áreas internas das bochechas e lábios não são completamente afetadas pelo aparelho e por quaisquer outras partes do aparelho. Portanto, é uma boa opção para esses pacientes.
2. Tratamentos cosméticos são permitidos
O clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados por pacientes que buscam melhorar o sorriso e elevar a autoestima.
Contudo, devido à interferência do braquete exposto, esta é uma intervenção que não pode ser realizada por quem utiliza aparelhos comuns. Caso contrário, esse processo pode resultar em manchas mais intensas e irreversíveis.
Dessa maneira, esses pacientes podem ter seus dentes clareados normalmente sem se preocupar com escurecimento da estrutura ou qualquer tipo de interferência no aparelho.
Além disso, outros procedimentos, como ir ao dentista para tratamento de canal, também são feitos de modo muito mais confortável.
3. Limitar a projeção dos lábios
Outro inconveniente de colocar o aparelho na frente dos dentes é que eles criam um volume exagerado na área dos lábios, fazendo com que se projetem para a frente e dêem ao paciente uma aparência inestética.
Use almofadas de língua, bem como suportes transparentes, para manter a forma natural da linha dos lábios e manter a aparência intacta.
4. Cuidados necessários
Apesar de ser uma técnica de tratamento diferente, a atenção à higiene bucal continua a mesma.
Portanto, é necessário escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia e usar fio dental diariamente. No entanto, os pacientes são aconselhados a usar dois tipos de escovas de dentes.
Uma comum – usada para remover restos de comida – é a interdental, que ajuda a remover a placa bacteriana do espaço entre os dentes e o aparelho.
Além disso, o uso do fio dental é fundamental para ajudar nesse processo e o uso diário de um enxaguante bucal para ajudar a combater a inflamação das gengivas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental. Foto: Reprodução – Andrea Piacquadio

Categorias: Coluna,Noticias

Comentários estão fechados