Projeto Pai Presente beneficia dezenas de famílias com testes de DNA gratuitos em Guanambi

Coleta de material genético foi realizada nos dias 25 e 26 de agosto, na sede do Cejusc

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Guanambi e o Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao ecossistema Ânima Educação, promoveram, nas manhãs dos dias 25 e 26 de agosto, mais uma fase do projeto Pai Presente. A ação objetiva beneficiar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e desejam identificar a paternidade de crianças, adolescentes e até de adultos que não tenham o nome do pai na Certidão de Nascimento.

Na ocasião, com a confirmação do cadastramento de cerca de cinquenta famílias, foram feitas as coletas de material genético para a realização dos testes de DNA de forma gratuita. A previsão é de que os exames sejam abertos e os resultados apresentados às famílias no prazo de 30 dias. Em seguida, a primeira edição do projeto Pai Presente será finalizada com a condução das audiências com as partes envolvidas.

A supervisora e mediadora do Cejusc Guanambi, advogadas Cátia Guimarães e Claudia Viviane Martins Lisboa Fernandes respectivamente, destacam que o engajamento de toda a equipe do Cejusc e o apoio multidisciplinar de professores e alunos dos cursos de Psicologia, Direito e Biomedicina da UniFG foram imprescindíveis para o sucesso do projeto até aqui.

“Vamos conseguir ajudar dezenas de famílias com a possibilidade do reconhecimento de paternidade, que permite à criança e ao adolescente o exercício de vários direitos. Além do conhecimento da sua origem familiar, o direito ao auxílio material, financeiro. Todos os envolvidos estão muito engajados com o êxito dessa ação que já tem superado nossas expectativas”, completa a supervisora do Cejusc e professora do curso de Direito da UniFG, Cátia Guimarães.

O Cejusc funciona no Centro Integrado de Saúde e Serviços da UniFG, que fica localizado na Rua Vasco da Gama, 317, Centro de Guanambi. Foto: Divulgação

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados