Diferença entre Lula e Bolsonaro mantém-se estável em 12 pontos percentuais, aponta pesquisa Genial/Quaest

No segundo turno, 48% dos eleitores de Ciro e 32% dos que declaram voto em Tebet defendem que seus candidatos apoiem Lula.

A primeira pesquisa Genial/Quaest depois das entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional, o início da propaganda de rádio e TV e do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 para mais de 20 milhões de famílias mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com 44% dos votos contra 32% do presidente Jair Bolsonaro, do PL, mesma diferença da pesquisa anterior, de 17 de agosto. A estabilidade acontece apesar da melhora da avaliação do governo, que é avaliado positivamente por 30% dos eleitores, ante 40% de desaprovação. É o melhor resultado para Bolsonaro desde julho de 2021.

Ciro Gomes, do PDT, oscilou positivamente e teria 8% dos votos no primeiro turno. Simone Tebet, do MDB, manteve-se estável, com 3%. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) tiveram 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram. Indecisos somam 6% e os eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas são 5%.

Perguntados se seus votos são definitivos, 76% dos eleitores de Lula e 75% dos de Bolsonaro disseram que não pretendem mudar suas decisões. Já entre os eleitores dos demais candidatos, apenas 35% disseram que os seus votos são definitivos.

A simulação de segundo turno também reflete estabilidade. Há três rodadas Lula registra 51% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscila entre 37% e 38%.

Perguntados sobre quem seu candidato deveria apoiar em um eventual segundo turno, 48% dos eleitores de Ciro defenderam apoio a Lula, contra 20% que preferem Bolsonaro e outors 25% que não querem nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 32% preferem Lula, 16% Bolsonaro e 44% nenhum. Entre os que votam em outros candidatos, o apoio a Lula é defendido por 26%, enquanto 45% preferem Bolsonaro e 19% nenhum dos dois.

Independentemente da intenção de voto, 53% dos eleitores consultados na pesquisa dizem achar que Lula será eleito, enquanto 34% dizem que será Bolsonaro e 1%, Ciro Gomes.

A 16ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 25 e 28 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados