Parceria leva oficinas gratuitas para jovens do Escolab 360

Familiares e alunos do Escolab Subúrbio 360, em Coutos, assistiram na última quarta-feira (24), Dia da Infância, ao espetáculo “Mundo Mar”, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM). A apresentação aconteceu no Espaço Boca de Brasa, para alunos de 9 a 13 anos, matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Básico.

A apresentação, realizada pelos alunos, integra parte do projeto paulista “Círculo Arte Social”. Durante seis meses, de forma gratuita, alunos do equipamento participaram de oficinas de teatro e dança e aulas de pilotagem e manuseio de drones, com participação de 150 estudantes.

“É uma oportunidade para crianças e jovens periféricos terem acesso à arte e à cultura. Apreciar, vivenciar e saber que fazem parte e têm direito a esse conhecimento. É uma parceria que gerou frutos. Elas finalizam essas oficinas interessadas, felizes e querendo dar continuidade”, disse a vice-diretora do Escolab Subúrbio 360, Cíntia Bittencourt.

O produtor e coordenador das oficinas, Bruno Gonçalves, defende a inclusão da arte na grade curricular estudantil. “Foram seis meses de muitas experiências, fomentando a arte e a educação. Quando estão juntas na grade curricular escolar, o desenvolvimento da criança é potencializado, facilitando a compreensão do aluno sobre o que está sendo compartilhado”, disse.

Participante da oficina de teatro, a aluna do 6º ano Júlia Santos, de 12 anos, disse ter gostado da experiência. “Foi muito legal, gostei bastante e me diverti muito, com certeza as oficinas fizeram com que eu pudesse perder mais a timidez”.

Aluna do quinto ano, Suzy Agatha, de 10 anos, estava bastante ansiosa. “Participei de várias oficinas, estou um pouquinho tímida, mas quero apresentar para os meus colegas”, confessou.

“É gratificante demais ver o desenvolvimento dessas crianças através de atividades e oficinas. Meu filho já participa de outras atividades realizadas pelo Escolab 360 e, como mãe, é uma sensação prazerosa”, descreveu a técnica de enfermagem, Ednalva Novaes, de 36 anos.

O espetáculo “Mundo Mar” narra vivências de profissionais da pesca, mostrando através da linguagem corporal a relação com o ambiente do Subúrbio de Salvador. O espetáculo teve duração de 30 minutos.

O projeto “Círculo Arte Social” é uma iniciativa que visa a democratização ao acesso das artes, por meio de oficinas como teatro, dança, circo, música, dentre outros segmentos afins, para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, em todo país. A iniciativa tem incentivo da Lei Rouanet.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados