Ireuda Silva comemora recorde de candidaturas negras: “Rumo a um país menos racista e mais igualitário”

A vereadora licenciada de Salvador Ireuda Silva (Republicanos) comemorou a notícia de que o Brasil bateu um recorde de candidaturas negras nestas eleições. Para a republicana, a informação mostra que o clamor da sociedade por mais representatividade e igualdade está sendo ouvida.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 49,3% das candidaturas registradas são de pessoas negras e 49,1% de pessoas brancas. É a primeira vez que o número de postulantes negros supera o de brancos.

“Ainda não temos como saber se esses dados se refletirão na escolha do eleitor, mas o avanço é inegável. Talvez, seja esta a eleição que melhor representa a diversidade racial brasileira na história recente. Somos um país em que 54% da população é considerada negra, e ter um percentual equivalente de candidaturas com essa representatividade é o primeiro passo para construirmos um Brasil mais justo, igualitário e verdadeiramente democrático”, avalia Ireuda.

Ainda segundo a republicana, o aumento da quantidade de candidaturas negras é mais uma batalha vencida na guerra contra o racismo estrutural. “O racismo estrutural discrimina, exclui e mutila direitos fundamentais, contaminando toda a estrutura da sociedade. É uma herança histórica da escravidão e que a classe política também precisa vencer, e essa tarefa começa por tornar nossas instituições mais diversas e acessíveis a quem sempre foi invisibilizado”, disse.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados