Cidades Gov.br é a solução que potencializa o acesso confiável, rápido e descomplicado a serviços públicos municipais

O Serpro lançou o Cidades Gov.br, solução que chega para potencializar o acesso confiável, rápido e descomplicado a serviços públicos municipais. O evento de lançamento ocorreu na sede da empresa, em Brasília, nesta terça-feira, 16, e contou com a participação de prefeitos e secretários de vários municípios, lideranças do Serpro e parceiros da Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia. Na ocasião, três prefeituras já assinaram o contrato de adesão ao sistema.

“O Brasil é diverso e plural, nossos municípios têm diferenças regionais e orçamentárias muito grandes. Para equalizar essa realidade, nos desafiamos a ousar. Serpro e SGD assumiram o compromisso de criar algo que fosse acessível aos municípios, mas com a experiência de transformação digital em uma plataforma integradora de serviços”, relembra Gileno Barreto, presidente do Serpro. Para o gestor, a empresa alcançou o seu objetivo hoje ao colocar na rua o Cidades Gov.br, uma solução que trará facilidades ao cidadão e permitirá também o avanço do ecossistema local de TI.

O diretor de relacionamento com clientes, André de Cesero, destacou que o Serpro há anos oferece serviços aos municípios e conhece uma parte das necessidades do município, mas o cidadão é o principal ator desse novo projeto. “Acreditamos, sobretudo, que a visão de governo precisa ser única, seja na esfera federal, estadual ou municipal, pois o cidadão é um só e, nesse momento, com a parceria dos municípios, o Serpro avança na sua contribuição para garantir que esse relacionamento cidadão e governo seja único”, afirma Cesero. O diretor ressaltou ainda que o Cidades Gov.br, além de permitir essa visão uno, oferece aos municípios uma solução com alto nível de segurança, nos mesmos moldes do ofertado pelo Serpro à plataforma Gov.br.

“O cidadão não aceita mais se deslocar para um ambiente público ou gastar parte do seu tempo com transações que ele sabe que poderiam ser digitais”, afirmou Fernando Coelho, secretário da SGD. Para ele, a pandemia acelerou os processos de digitalização e ensinou o cidadão a usufruir dos benefícios da transformação digital. Nesse sentido, entende como urgente a adequação social para essa nova realidade. “O Cidades Gov.br chega nesse contexto, como uma opção interessante para os municípios acelerarem seus processos internos de modernização. Por isso estamos incluindo o Cidades Gov.br como uma das soluções da Rede Gov.br”, concluiu Coelho.

Luanna Roncaratti, diretora de Portfolio da SGD, analisa o Cidades Gov.br como uma resposta importante da Administração às lacunas identificadas pela Rede Gov.br. “Muitas vezes, estávamos com os municípios para apresentar soluções do Gov.br, como o login único, por exemplo, mas ouvíamos que faltava um sistema para agendarmos poda de árvore e outros serviços municipais e sabíamos que o governo federal não conseguiria atender. Mas hoje temos o Cidades como uma opção mais fácil, mais barata e que já nasce vitoriosa porque atende as necessidades dos clientes finais”, conclui.

Facilidades e benefícios do Cidades Gov.br

O município que aderir ao Cidades Gov.br oferecerá ao cidadão a possibilidade de solicitar e acompanhar serviços digitais municipais utilizando seu login Gov.br, além de acessar as informações e notícias de sua cidade de forma simples e rápida e com navegação facilitada.

O uso do Portal do Cidades torna possível que cada usuário acompanhe, pela web ou através de um app para celular, os serviços solicitados. A implantação da plataforma é extremamente fácil, não requer mão de obra dedicada nem especializada e conta com o back-end e expertise do Serpro como suporte.

Para os municípios que já oferecem algum tipo de serviço pela internet, é possível incluí-los na plataforma Cidades GOV.BR. A solução foi desenhada para facilitar a vida do gestor com um portal customizável e ferramentas de gestão de conteúdo de fácil uso.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados