Sempre realiza cerca de 800 atendimentos na Feira Mané Dendé

Neste sábado (13), presente na Feira Social do Mané Dendê, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), beneficiou moradores dos cinco bairros – Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma, Rio Sena, que integram o maior projeto do Subúrbio. Serviços como: inclusão e atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico), busca ativa de famílias, orientações e encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foram realizados.

“Esse evento é de extrema importância, pois integra diversos serviços oferecidos pela Prefeitura em um só lugar, no subúrbio. A Sempre trouxe um pacote de ações para aproximação da comunidade com serviços de assistência social, apresentando soluções que estão disponíveis para a população. Foram realizados cerca de 800 atendimentos em todos os nossos serviços” destacou Daniel Ribeiro, secretário da Sempre.

No quesito CadÚnico, por exemplo, a Sempre está focada em efetivar uma força-tarefa e, dessa maneira, tem realizado, seja através de CadÚnico Itinerante, parceria com a Prefeitura-Bairro, feiras como estas, entre outros, atendimentos por demanda espontânea, de forma a favorecer a população soteropolitana. “Hoje, por exemplo, realizamos mais de 300 atendimentos”, frisou Daniel Ribeiro, reforçando, entretanto, que o serviço para os outros pontos de atendimento permanece por agendamento virtual, através do aplicativo: Fala Salvador ou o site Hora Marcada: www.horamaracada.salvador.ba.gov.br.

A dona de casa Maraci Ribeiro, de 70 anos, procurou o serviço para atualizar o CadÚnico. “Eu já tinha o Bolsa Família (atual Auxílio Brasil) e me bloquearam. Foi maravilhoso ter o atendimento perto de casa, porque nem todo mundo pode ir pra longe, e pude resolver tudo bem rápido”.

Daniel Ribeiro ressalta, ainda, que o prazo para atualização dos cadastros é individualizado, não sendo assim a mesma data para todos. O beneficiário pode ligar para o 0800 707 2003 ou baixar o aplicativo do Cadastro Único para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode verificar também a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício.

Demais serviços – A Sempre também realizou um trabalho de orientação sobre a atenção e o cuidado de pessoas que fazem o uso de álcool e outras drogas.

Também atuaram na feira, as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), unidades públicas que atendem famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, tais como: abuso e exploração sexual, violência física e psicológica, negligência/abandono, trabalho infantil, tráfico de pessoas e discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras, bem como, as equipes dos Centros de Referências de Assistências Sociais (Cras), unidades públicas responsáveis pelo atendimento de famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Tratou-se de um trabalho por demanda espontânea, mas, apesar de não ser tão conhecido, é bastante requerido. Fizemos, através de nossas assistentes sociais, buscas ativas, escutas e orientações dos indivíduos e famílias e encaminhamentos tanto para os Creas como para os Cras para referenciamento/acompanhamento e toda assistência será dada a essas famílias”, concluiu o gestor.

Já as crianças se divertiram com equipamentos como mesa de totó, pula-pula e outras brincadeiras, dentro do projeto Ruas de Lazer.

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