Neoenergia Coelba reforça segurança do fornecimento de energia na Bahia

Novo centro de operação integrada será mais uma opção para a atividade de monitoramento da rede elétrica para garantir a qualidade do serviço no estado

A Neoenergia Coelba está avançando com os investimentos para garantir a qualidade do fornecimento de energia a seus clientes. Nesta quinta-feira (11), a empresa inaugurou outro centro de operação integrada (COI) com o objetivo de ter mais uma opção para o monitoramento da rede elétrica. Foram destinados quase R$ 37,5 milhões para a construção da unidade.

A iniciativa dá continuidade à implementação do Programa SISCON, que contempla a implementação de novos sistemas, a modernização da infraestrutura de informação e a padronização dos processos de operação. Até 2024 serão implantados todos os projetos do programa beneficiando os clientes dos quase 1.000 municípios atendidos pelas demais distribuidoras da Neoenergia em Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Com o programa, a Neoenergia terá uma das maiores soluções de Sistema de Gerenciamento Avançado da Distribuição (ADMS, na sigla em inglês) em volume de dados do segmento em âmbito global que impulsionará o processo de transformação digital nas operações das distribuidoras.

“Estamos transformando a operação das nossas redes, com foco em inovação, eficiência, uso de tecnologia e mudança de processos. O objetivo é reforçar a segurança e a qualidade no fornecimento de energia elétrica para os nossos clientes”, afirma Heron Fontana, diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia.

O novo COI dispõe de 30 posições de operação aptas a controlar e monitorar os equipamentos de toda a área de concessão da Neoenergia Coelba, com capacidade semelhante ao COI principal, em operação desde janeiro deste ano. Localizado na capital baiana, o novo centro de operações possui uma infraestrutura de última geração que permite a continuidade das atividades de monitoramento na rede. O funcionamento é garantido mesmo em situações em que o COI principal não esteja disponível, o que resulta em mais segurança e confiabilidade na estabilidade do serviço de distribuição de energia na Bahia.

Os investimentos têm impacto positivo nos indicadores de qualidade do serviço de fornecimento estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). “Atuamos para garantir maior confiabilidade ao serviço que prestamos aos baianos, com uma gestão eficiente dos nossos ativos”, afirma Luiz Antonio Ciarlini, diretor-presidente da Neoenergia Coelba.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados