Estações de metrô de Salvador e Lauro de Freitas são destaque em ranking de arquitetura e arte

A Casa Cor listou estações de oito cidades do mundo como exemplos de arquitetura e obras de arte e a capital baiana figura na lista representando o Brasil

As estações de metrô de Salvador e Lauro de Freiras foram destaque no ranking de uma das mais importantes mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil. A Casa Cor elencou em seu site estações de oito países como exemplos de arquitetura e obras de arte e as chamadas “estações típicas” da Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas figuram na lista representando o Brasil.

No total, a Linha 2 é composta por 12 estações de metrô; destas, nove são “típicas”: Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Tamburugy, Flamboyant, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto. “Além de verdadeiras obras de arte, essas estações valorizam a utilização de recursos energéticos naturais, como ventilação e iluminação, adequadas às condições climáticas brasileiras e ao nosso compromisso com ESG”, explica Juliana Romão, Gerente de Manutenção da CCR Metrô Bahia. O premiado projeto é assinado pela JBMC Arquitetura e Urbanismo.

Sustentabilidade ambiental
Dez abóbadas metálicas alinhadas e sobrepostas propiciam a entrada de luz e ar nas estações e, com isso, as luminárias das plataformas, mezaninos e acessos que possuem a iluminação natural permanecem desligadas parcial ou totalmente durante o dia. Além disso, todas as estações da Linha 2 estão adaptadas para captar água pluvial para uso nas descargas dos banheiros, com um potencial total de economia de água potável de 190 m³ – a capacidade de reserva de água do sistema.

Confira as estações que integram o ranking da Casa Cor:

– Estações típicas da Linha 2 – Salvador, Brasil
– Elizabeth Line – Londres, Inglaterra
– Estação Wilhelm-Leuschner-Platz S-Bahn, Alemanha
– Linha 9 – Chengdu, China
– Orienktaj Station- Copenhague, Dinamarca
– Estações de Doha, Qatar
– Estação do Centro Metropolitano de Vaughan, Canadá
– Linha M4- Budapeste, Hungria

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados