CEU de Valéria sediará ações da #AgendaCidadeUNICEF – Salvador

O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Valéria, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), vai sediar as ações que serão desenvolvidas pela #AgendaCidadeUNICEF – Salvador, através do termo de cooperação técnica assinado nesta última segunda-feira (18), entre a Prefeitura e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a presença do embaixador da instituição, Lázaro Ramos e da vice-prefeita Ana Paula Matos.

O objetivo do compromisso é formular e fortalecer de forma intersetorial a atual realidade de políticas públicas especializadas para crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências, exploração, discriminações, abuso, excluído/as, em situação de vulnerabilidade social da localidade, assim como, estimular o engajamento desses jovens e da comunidade local, em ações de mobilização e participação social pela garantia de seus direitos.

“Essa ação é extremamente importante para nossas crianças e adolescentes da comunidade de Valéria que estão em situação de vulnerabilidade, sofrendo privações de direitos e expostos a diferentes tipos de violência. Nossa meta é mudar essa realidade de forma intersetorial com a assinatura desse termo de cooperação”, destacou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro. Conforme Ribeiro, a cooperação proporcionará oportunidades de trocar experiências e promoverá a implantação de boas práticas, técnicas e metodologias conjuntas que impactarão diretamente no cotidiano das pessoas que habitam o território contemplado.

Lázaro Ramos lembrou que a pandemia atropelou o projeto e, consequentemente, muitos sonhos. “Mas, não podemos esquecer que foi neste ambiente que a minha vida se transformou. E precisamos celebrar ambientes como estes, a escola, o educador, as crianças, os adolescentes todos os dias porque a nossa luta é grande, mas nos engajarmos em políticas públicas neste sentido é o único caminho possível”, concluiu.

“O território de Valéria possui um alto índice de pobreza e extrema pobreza. Do levantamento realizado na base do Cadastro Único (CadÚnico) foram identificadas 11.272 famílias cadastradas, sendo que 75,68% estão na condição de pobreza e extrema pobreza, e 68% destas recebem o Auxílio Brasil (7.629 famílias). Vale ressaltar, que as 11.272 famílias representam o quantitativo de 25.889 pessoas, sendo que 9.432 são crianças e adolescentes. A SEMPRE hoje possui 3 importantes equipamentos na área: CEU de Valéria e dois Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Valéria e Lagoa da Paixão)” , relatou Ribeiro.

O gestor reforçou ainda que nesses equipamentos são desenvolvidas ações de proteção social preventivas e protetivas às famílias em situação de vulnerabilidade social, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários. “No CRAS Lagoa da Paixão realizamos ainda a oferta do CadÚnico, com alto fluxo de atendimento diário. E no CEU de Valéria fazemos o incentivo aos esportes com o cunho social, que possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades pelas crianças e diversas ações intersetoriais e de promoção da cidadania”, concluiu Ribeiro. Foto: Vitor Santos / Sempre

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados