Comportamento do consumidor ajuda na prevenção de golpes virtuais

Cautela no compartilhamento de dados, evitar links desconhecidos e instalar dupla verificação em redes sociais são algumas dicas para evitar ser vítima de crimes na internet

A segurança do uso da internet é uma grande preocupação para os consumidores. Golpes nas transações via Pix, por Whatsapp, criação de perfis falsos, manipulação de dados bancários e vazamento de cartões de créditos são algumas das ações mais comuns de hackers, que podem provocar prejuízos financeiros para clientes e empresas. De acordo com um levantamento da a empresa de cibersegurança PSafe, o número de tentativas de golpes do PIX contra brasileiros chegou a cerca de 424 mil entre abril e maio de 2022, o que corresponde a um aumento de mais de 350% com relação aos meses de fevereiro e março. Outro estudo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que, na Bahia, nos últimos cinco anos, as ocorrências de estelionato aumentaram 91%.

Na prevenção dessas ameaças, o comportamento do usuário é tão importante quanto os softwares de segurança, pois o desconhecimento das pessoas na utilização das ferramentas virtuais possibilita a ação de golpistas. O professor de Segurança de Redes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Unijorge, Elmo Baraúna, explica que um dos tipos de golpes mais utilizados é a engenharia social, que é uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários a enviar dados confidenciais, através de manipulação psicológica, que possibilita a quebra de procedimentos de segurança. “O usuário deve ter cautela ao compartilhar informações pessoais. Ao receber uma ligação ou um link de um banco ou empresa de cartão de crédito, por exemplo, a pessoa não deve passar dados como nome, CPF, senhas e códigos. Nesses casos, deve fazer contato com os meios oficiais da instituição financeira para certificar-se sobre a solicitação”. O professor recomenda ainda outros procedimentos que devem ser adotados no dia a dia para maior segurança no mundo virtual.

PIX : Os usuários de Pix devem utilizar a chave aleatória para as transações, pois o uso de outro dado pessoal, como o e-mail ou telefone, expõe mais informações do titular, possibilitando a ocorrência de golpes através de técnica de engenharia social e Phishing. Caso receba uma solicitação de pagamento via Pix de algum conhecido por meio de link ou mensagem, certifique-se antes se essa transação é real. Para quem recebe o Pix como pagamento, a dica é sempre conferir de imediato se o valor foi creditado na conta, pois alguns golpistas utilizam comprovantes falsos e enviam para os estabelecimentos comerciais.

Redes Sociais, E-mails e Aplicativos – Ao utilizar o Whatsapp e demais mídias sociais, o usuário deve ativar o segundo fator de autenticação e nunca informar para terceiros os códigos de segurança que tenha recebido por SMS ou e- mail. Ao utilizar o e-mail, o usuário não deve clicar em links recebidos e nem baixar arquivos anexos de desconhecidos ou não solicitados. Quando baixar aplicativos é importante avaliar as permissões que são concedidas no momento da instalação: como o acesso do aplicativo à câmera, ao microfone, à agenda de contatos e analisar o termo de privacidade para ter conhecimento do que será feito com os seus dados.

Compras online e cartão de crédito: Nas compras online é importante checar sempre a idoneidade do site. Isso pode ser feito na internet em sites específicos de checagem de reclamações. O consumidor deve também evitar links que redirecionam para sites desconhecidos e deve digitar o endereço no browser para acessar o site desejado. Outra dica é desconfiar também de promoções que tragam vantagens fora da média do mercado, como preços muitos baixos. Ao fazer o pagamento online é muito eficiente a utilização do cartão virtual, que é gerado com um tempo de validade bem pequeno ou mesmo com validade para apenas uma compra. Nesse cenário, mesmo que o cartão seja clonado ele não terá mais validade. Ao finalizar a compra na internet, o cliente não deve deixar o número do cartão salvo nos sites. Foto: Freepik

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados