Comitiva da Prefeitura de Francisco Morato/SP conhece boas práticas da Codesal

Uma comitiva da Prefeitura do município de Francisco Morato, em São Paulo, está em Salvador com o objetivo de conhecer as boas práticas da Defesa Civil – Codesal, hoje considerada referência em todo o país. Na manhã desta segunda-feira (11/07), o grupo foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que realizou uma apresentação institucional, seguida de uma visita ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec). A equipe, que ficará na capital baiana até quarta-feira (13/07), é integrada pelo vice-prefeito Ildo Gusmão, pela secretária de Segurança Cidadã, Michele Zanini, e pelo diretor da Defesa Civil, Alkxander Sakowicz.

O grupo cumprirá uma agenda de visitas cujo propósito é conhecer ações preventivas e de resposta da Defesa Civil de Salvador, como a tecnologia voltada à análise dos riscos climáticos; os programas educativos como o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), o Nupdec Mirim; os projetos voltados a mitigar acidentes em áreas de risco a exemplo da aplicação de geomantas e o Plano de Ações Estruturais (PAE), além da obras da Prefeitura de Salvador, entre as quais a Vila Barro Branco, na Fazenda Grande do Retiro, o Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário, e o Morar Melhor, em São Caetano.

De acordo com Sosthenes Macêdo, desde a modernização da Codesal, a partir de 2016, buscou-se aliar tecnologia de ponta com as atividades educativas nas comunidades de modo a antecipar o risco e preservar vidas, projetos que podem ser replicados e adaptados por outras gestões municipais. “A partir da gestão de ACM Neto, continuada pelo prefeito Bruno Reis, a Prefeitura de Salvador tem investido para dotar a Codesal do que há de mais moderno em tecnologia de análise climática, qualificar os recursos humanos, além de ampliar a proteção de encostas com geomantas e paredes de contenção”, disse.

“Ao conhecer o diretor da Codesal na reunião da Frente Nacional de Prefeitos (realizada em março), a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, mostrou-se interessada nas boas práticas da Defesa Civil de Salvador, principalmente na aplicação de geomantas e no uso de tecnologia para monitorar as chuvas, razão de nossa visita”, explica o vice-prefeito, Ildo Gusmão.

Com 104 áreas de risco, o município de Francisco Morato, localizado na região metropolitana de São Paulo, conta com 177.633 habitantes (2020). No início deste ano, as fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra, que resultaram em quatro mortes e vários feridos. No período de quatro dias, choveu o equivalente ao esperado para um mês e meio.

Comissão permanente

Em função das intempéries climáticas que atingiram vários municípios brasileiros no início de 2022, foi criada a Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres, idealizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pela prefeita Renata Sene. A vice-prefeita Ana Paula Matos compõe a Comissão e é coordenadora de Políticas para Cidades Atingidas por Deslizamentos. O diretor da Codesal participou da reunião de construção da Comissão, instituida em março.

A instância tem como objetivo oferecer espaço para troca de experiências entre cidades impactadas por essa agenda, além de construir programas e políticas públicas que ofereçam assistências socioeconômica a esses municípios.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados