Testes confirmam qualidade da água da piscina da Arena Aquática Salvador

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), responsável por administrar a Arena Aquática Salvador, esclarece que, os resultados dos exames laboratoriais realizados estão regulares e não apresentam qualquer tipo de infecção. Os exames foram realizados a partir de amostras colhidas da água da piscina, pela Empresa CIMAI Brasil Manutenção de Piscinas. Assim sendo, o equipamento não foi responsável pelo surto da possível virose que afetou cerca de 100 atletas e resultou no cancelamento do Campeonato BrasileiroInterclubes Júnior de Natação de Inverno – Troféu Tancredo Neves, por determinação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), uma das competições mais importante na modalidade já realizada na Bahia, nos últimos 20 anos.

O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Daniel Ribeiro, lamenta o cancelamento e reitera que a Sempre não somente apoia os atletas vitimados pelo impasse, como também os que se mobilizaram para desembarcar em Salvador e participar com empenho da competição.

“Nos últimos meses realizamos quatro campeonatos de grande porte e em nível estadual na Arena Aquática também e nada semelhante ocorreu, mas estamos vivendo um período pandêmico, com diversas viroses ocorrendo em todo país e não podemos responsabilizar uma piscina olímpica antes de termos um laudo”, frisou, reforçando ainda a necessidade de cautela em decisões como esta em que envolve um total de 500 atletas disputando.

Ribeiro reforçou que a arena dispõe de dois filtros Defender, considerado o melhor que existe no mercado mundial para tratamento da água que fazem a filtragem da água da piscina de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

A confiança na gestão foi tanta que parte das delegações resolveu permanecer em Salvador. “Eles sabiam da nossa idoneidade e como forma de minimizar os prejuízos pelo cancelamento do Campeonato criaram um campeonato paralelo – Troféu Cidade de Salvador e permanecem aqui, competindo”, atestou.

“Com base nisso, vamos permanecer estimulando o esporte e investindo para transformar Salvador na capital do esporte e da natação”, concluiu.

A Arena Aquática Salvador – é um equipamento público municipal, com 15 mil m² de área, que abriga a piscina olímpica (50×25 metros). O equipamento foi usado no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação na Rio 2016. A estrutura física inclui uma piscina semiolímpica (destinada ao trabalho social, oferecendo aulas de natação e hidroginástica para a população), academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas, sala de técnicos, dentre outras.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados