Especialista alerta para casos de infecções de vias aéreas superiores com a chegada do inverno

Com a chegada do inverno, há um crescimento dos casos de infecções de vias aéreas superiores, principalmente com relação às crianças. A fim de se evitar maiores complicações, a diretora técnica do Hospital Sokids, Nedvania Conceição, alerta que é necessário manter o cartão de vacinação atualizado e garantir acompanhamento médico especializado.

A pediatra ressalta que é importante distinguir gripe de resfriado. Causada pelo vírus influenza, a gripe apresenta sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, coriza, tosse seca e dor de cabeça. Já o resfriado pode ser causado por vírus distintos, como o rinovírus e o parainfluenza. No entanto, os sintomas são mais leves e duram menos tempo que a gripe. Há, em geral, tosse, congestão nasal, febre baixa e dor de garganta leve.

Atualmente, há, ainda, a preocupação com a Covid-19. “Com relação a essas infecções, os sintomas são bem parecidos com os da Covid 19: tosse, coriza, obstrução nasal, febre, dor no corpo e mal estar. Geralmente, os sintomas passam em alguns dias e não evoluem com gravidade”.

A pediatra alerta que, caso a criança permaneça com febre por mais de três dias ou apresente dificuldade para respirar a qualquer momento, deverá procurar a emergência pediátrica mais próxima para uma avaliação e também para excluir a infecção pelo vírus da Covid-19.

No caso da gripe e do resfriado, a infecção costuma ser combatida pelo próprio sistema imunológico. O repouso e a hidratação são importantes. Já os medicamentos servem para aliviar os sintomas, como a febre que é controlada por meio de analgésicos e antitérmicos.

Com o inverno, acrescenta a pediatra, costumam ocorrer mais aglomerações em ambientes fechados. Por essa razão, é importante estar atento à proximidade entre as pessoas, o que facilita a transmissão do vírus.

Além disso, ressalta a médica, cuidados básicos de higiene são importantes também: lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel; evitar locais aglomerados ou fechados, cobrir a boca e o nariz com papel ao tossir ou espirrar; tomar vacinas.

Sokids – Localizado em Vilas do Atlântico, o Hospital Sokids é a única unidade de emergência pediátrica 24 horas que atende à saúde suplementar neste município da Região Metropolitana de Salvador. É referência para atendimento de pacientes de 0 a 17 anos em Lauro de Freitas e cidades circunvizinhas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados