Vendas online na Semana dos Namorados crescem 92,5%

Conversões no e-commerce registradas nos sete dias que antecederam o dia 12 de junho corresponderam, nos últimos três anos, a uma média de 40% de todo o mês de junho

O Dia dos Namorados continua sendo uma data importante para o comércio nacional e neste ano mostrou a sua força cada vez maior também no e-commerce – onde a competição pelo consumidor se tornou mais forte do que nunca mesmo com a retomada das lojas físicas após o auge da pandemia.

A consolidação de empresas que já atuavam no mercado brasileiro, a chegada de novos competidores asiáticos e o crescimento exponencial do consumo online nos últimos anos fizeram surgir novos desafios para as marcas, diante da explosão da demanda e da oferta pela internet. E isso afeta especialmente as datas comerciais e comemorativas.

Nesse contexto, o marketing de afiliados (publicidade online veiculada por terceiros que produzem conteúdo) tem se fortalecido como estratégia para ampliar o índice de conversões e impulsionar as vendas online. Tanto que, de 2019 a 2022, sempre levando em consideração os sete dias que antecederam o Dia dos Namorados, o faturamento dos anunciantes por intermédio da rede de afiliados da Rakuten Advertising cresceu 92,5%.

Nesse mesmo período, dentro dos últimos três anos, as conversões intermediadas por parceiros concentraram, em média, 40% das vendas online de todo o mês de junho. Aqueles que recorreram ao comércio eletrônico para presentear o(a) parceiro(a) demonstraram uma mudança no perfil dos produtos mais comprados ao longo dos últimos anos. De 2019 a 2022, enquanto os eletrônicos perderam 80% de representatividade no total das vendas do Dia dos Namorados via afiliados, a categoria vestuário e calçados cresceu 31 pontos percentuais.

“Esse movimento reflete o crescimento da confiança do público no e-commerce, com um aumento do volume de transações em diversas categorias, incluindo itens pessoais e de pequeno porte bastante procurados em datas como o Dia dos Namorados”, explica Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. “Há muitas oportunidades para as marcas que desejam aproveitar esse contexto. O marketing de afiliados exerce um papel fundamental na implementação de soluções digitais que garantam a melhor conexão possível entre o consumidor final e as marcas, o que impulsiona os resultados dos anunciantes.”

Demanda crescente

Na guerra pelos cliques e pela atenção do consumidor que buscava o presente ideal para a pessoa amada, a Rakuten Advertising registrou, de 2019 a 2022, altas médias de 19% tanto no volume de pedidos quanto na receita gerada nos sete dias que antecedem o Dia dos Namorados – em comparação com outras semanas do ano.

Com o apoio da Rakuten Advertising, mais do que ajudar a vender, a marca desenvolve uma estratégia de geração de valor adicional, propondo oportunidades ainda inexploradas que possam trazer uma contribuição efetiva e escalável para os negócios dos clientes, seja com foco em performance, marca, ou inovação.

Em 2022, um dos parceiros afiliados da companhia japonesa, por exemplo, quase triplicou (de 8,7% para 21,2%) a sua taxa de conversão obtida na semana do Dia dos Namorados quando comparado ao mesmo período de 2021.

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