Jurailton Santos propõe portas de proteção nas estações do metrô

Para garantir maior segurança aos usuários do sistema metroviário na Bahia, o deputado Jurailton Santos (Republicanos) propôs que sejam instaladas portas de proteção nas estações, nos locais de embarque e desembarque. A sugestão está em indicação apresentada pelo parlamentar à Assembleia Legislativa (ALBA) e dirigida ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Jairo Silveira Magalhães.

De acordo com o legislador, a iniciativa também ajudará na organização do fluxo de pessoas e vai melhorar a qualidade da climatização nas estações. No que diz respeito à segurança, frisou Jurailton Santos, o mecanismo ainda consistirá em um meio de prevenção a acidentes, ao suicídio e à violência autoprovocada.

Ao justificar sua proposição, o parlamentar lembra que as portas de proteção, ou portas de plataforma, já são utilizadas com sucesso em malhas metroviárias de países da Ásia e da Europa, assim como na América Latina, em cidades como São Paulo e Santiago. “O metrô da Bahia tem se destacado entre as malhas metroviárias nacionais e internacionais. Em 2018, tornou-se a quarta mais extensa malha viária dentre os metropolitanos em operação no país, atrás apenas das redes recifense, carioca e paulistana. E segue em crescimento”, contextualizou.

Nesse cenário, continuou o deputado, na medida em que o crescimento estrutural do sistema metroviário é constatado, também aumentam os riscos para os usuários, “tal qual pudemos verificar nos acidentes ocorridos nos últimos anos e no ano corrente”. “Tendo em vista, portanto, os inúmeros riscos envolvidos no fornecimento deste transporte, é que se apresenta esse dispositivo de proteção, que demonstra principalmente uma garantia a mais de segurança e preservação da integridade física dos usuários, funcionários e operadores nas plataformas”, defendeu.

Os dispositivos indicados no documento se tratam de portas de vidro temperado que abrem simultaneamente com as portas dos trens e metrô quando eles param, evitando a queda de objetos e de pessoas nos trilhos.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados