David Rios apresenta proposta para evitar morte de crianças por engasgamento

Quantas vezes os pais ou responsáveis por bebês e crianças pequenas são confrontados com a situação extrema de um engasgo que pode provocar a morte? Para capacitar estas pessoas a resolver, de maneira rápida e segura, este tipo de problema crucial, o deputado David Rios (UB) encaminhou projeto de lei para instituir nos hospitais e maternidades o treinamento obrigatório de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita do bebê.

Pelo projeto, o treinamento deve aplicar a Manobra de Heimlich ao bebê com idade superior a um ano de vida, técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução de alimentos na garganta, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique obstruído nas vias respiratórias, impedindo a criança, ou qualquer pessoa de respirar.

A capacitação pode ser ministrada individualmente ou em grupos de pais ou responsáveis pelos recém-nascidos, antes da alta do recém-nascido.

O deputado, que também é médico, propõe ainda que deverá ser afixada nos hospitais, em local visível, a informação do treinamento para os pais ou responsáveis dos recém-nascidos. Em sua justificativa, David Rios alerta que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morrem por dia em consequência deste tipo de acidente doméstico.

Ele ressalta ainda que o engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de risco de crianças com até um ano de idade, com mais de 700 mortes no Brasil, por ano.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados