Diretor-geral da Codesal fala sobre mudanças climáticas em evento da Semana do Meio Ambiente

Como parte da programação do Ambientaliza Salvador, em celebração à Semana do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador – Codesal, Sosthenes Macêdo, participou de um painel sobre mudanças climáticas e energias renováveis, na manhã desta quinta-feira (02), no Colabore, localizado no Parque da Cidade.

Sosthenes Macêdo mostrou como o aquecimento global vem causando eventos climáticos extremos, alguns com consequências devastadoras, como as chuvas intensas que caíram sobre Pernambuco semana passada e provocaram a morte de mais de 100 pessoas.

Para ele, a intensidade desses eventos catastróficos acende mais uma vez o sinal de alerta para os agentes públicos. “Essas e outras ocorrências climáticas, como a extinção de espécies, ondas de calor, elevação do nível do mar, alteração da frequência e intensidade das chuvas serão sentidos com mais força pela humanidade ainda nas próximas décadas”, afirma Sosthenes.

Ações de mitigação dos efeitos climáticos

O diretor-geral da Codesal falou também sobre as consequências das mudanças climáticas em Salvador e as ações concretas empreendidas pela Prefeitura para a mitigação dos seus efeitos. “Nossa cidade conta hoje com um moderno Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), mais encostas protegidas, além de moradores de áreas de risco e alunos da rede municipal capacitados para atuarem como voluntários”.

“As pessoas têm uma impressão equivocada de que discutir mudança climática e as interferências na realidade social são uma coisa de futuro, mas é coisa do presente. E foram essas discussões do passado que ajudaram a Defesa Civil de Salvador a estar tão avançada, focando sua atuação em ações de prevenção”, completa Sosthenes.

O Ambientaliza Salvador vai acontecer até o dia 11 de junho, em diversos locais da cidade, com uma programação variada, buscando aproximar o público a assuntos e discussões voltadas para questões ambientais em geral.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados