Impostos podem representar até 80% dos preços dos presentes para o Dia dos Namorados

Dados do Impostômetro apontam altíssima tributação embutida nos valores de itens de compras bastante procurados pelos consumidores

Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que, do valor pago pelos consumidores nos presentes tipicamente mais comprados para o Dia dos Namorados, até 80% corresponde a impostos. Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos à União, estados e municípios.

É o caso dos perfumes importados, que concentram alta carga tributária: 78,99%. Isso significa que se o produto é vendido a R$ 400, aproximadamente, R$ 316 deste montante corresponde a impostos, taxas e contribuições.

Os artigos produzidos em território nacional, por sua vez, apresentam taxação menor, mas, mesmo assim, estão longe de não serem altamente tributados. A maquiagem nacional, por exemplo, possui carga tributária de 51,41%.

O economista da ACSP Marcel Solimeo lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear seus namorados. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que corrói o poder de compra dos consumidores”.

A lista de produtos que, normalmente, é mais demandada na data revela ainda que bebidas, como champanhe, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 59,49%, 69,73% e 54,73%, respectivamente.

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