Dia do Reggae é homenageado com sessão especial na Câmara de Salvador

A Câmara de Salvador irá realizar, na próxima terça-feira (31), uma sessão especial em homenagem ao Dia Municipal do Reggae, comemorado anualmente na capital baiana todo 11 de maio, após sanção da Lei 5817/2000. A data também ganhou homenagem a nível nacional após a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) promulgar a Lei 12.630/2012.

Solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, o evento irá ocorrer no plenário Cosme de Farias, no prédio do legislativo municipal, a partir das 18h30, mas também poderá ser acompanhado ao vivo pela TV CAM (12.3) e pelas redes sociais da Câmara (www.facebook.com/tveradiocam).

A vereadora Marta Rodrigues explica que a data para escolhida para o Dia do Reggae é a mesma da morte do cantor Bob Marley, em 1981. Segundo ela, a sessão especial vai debater a importância do reggae como instrumento de luta e resistência pela justiça social, além de traçar um panorama do surgimento do ritmo musical até os dias de hoje, destacando-o como símbolo de combate ao racismo através da musicalidade e das ações pelo desenvolvimento cultural.

“Essa sessão ocorre em meio a uma conjuntura muito complicada para nós, quando estamos diante de um governo em que os ataques são explícitos contra a população negra, contra a população pobre e contra nossos direitos. O reggae não é só música, é sinônimo de resistência e precisamos resistir contra diversos retrocessos. Este ano, por exemplo, além das tentativas de acabarem com as cotas raciais, há tentativa por parte do União Brasil de cobrar mensalidades em instituições públicas”, diz.

A produtora cultural Jussara Santana, do Aspiral do Reggae, afirma que as sessões em que ocorrem na Câmara servem para marcar e fortalecer arte e filosofia que é o reggae. “O reggae é uma filosofia que dignifica, que nos traz a ideia de coletividade, de busca por justiça social e reparação”, afirma.

O quê: Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Reggae
Quando: 31 de maio, terça-feira, às 18h30
Onde: Plenário Cosme de Farias, Câmara de Salvador, Praça Municipal

Acompanhe ao vivo:

* TV CAM: Canal aberto 12.3
* www.facebook.com/tveradiocam

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados