Caravana Brasil pra Elas chega em Salvador dia 30/05

Com o objetivo de apoiar mulheres com baixo poder econômico no primeiro passo em direção à independência financeira por meio do empreendedorismo, o Governo Federal lança, com colaboração interministerial, liderado pelo Ministério da Economia, a Caravana do Brasil pra Elas, conjunto de eventos de mobilização popular em parceria com Sebrae, CNI, CNC, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

A caravana oferecerá cursos, serviços gratuitos (como abertura de conta bancária e formalização) e fomento às redes locais de empreendedorismo feminino. O público-alvo das caravanas são mulheres que não têm ocupação e geração de renda autônoma, de todas as regiões, com prioridade para o Norte e Nordeste, e as beneficiárias do Auxílio Brasil. Hoje 29 milhões de mulheres dependem do programa, representando dois terços dos beneficiários.

A primeira parada foi em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 21 de maio, com a presença da Secretária Especial de Competitividade e Produtividade (Sepec), Daniella Marques, e da Subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato – Sempe da Sepec, Caroline Busatto. Agora, a iniciativa segue para Palmas (27/5), Salvador (30/5) e Macapá (11/06).

Para a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, o evento mostra a importância do empreendedorismo para a inclusão desse público. “Toda jornada começa com um primeiro passo. Investir em mulheres muda trajetórias de cada uma delas, de suas famílias, de comunidades, de cidades e do país. Os cursos e serviços ofertados pelos parceiros do Brasil pra Elas durante as caravanas são uma porta de entrada no empreendedorismo”, reforçou. “E o apoio não se limita à agenda do dia em Campo Grande. Serão oferecidas em torno de mil vagas gratuitas para cursos de duração média de três meses para mulheres da região. A Caravana é realmente só o primeiro passo”, complementou a Secretária.

Parcerias

Em parceria com Senai e Senac nos estados, serão ofertados cursos técnicos e profissionalizantes para que as mulheres possam aperfeiçoar ou aprender uma nova habilidade que será sua fonte de renda. As aulas iniciarão logo após as Caravanas e terão duração média de até 90 dias.

Após concluído o curso as mulheres receberão um kit de primeiros passos com instrumentos essenciais para o início de suas atividades remuneradas. A expectativa do Ministério da Economia é de que 20 mil mulheres sejam capacitadas em 2022 e estejam amparadas para construírem sua independência financeira.

Além das Caravanas, o Programa Brasil pra Elas também atua com um leque de parceiros em frentes estratégicas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. As ações prioritárias são para as mulheres sem fonte de renda própria, mas segue com outras iniciativas que também atenderão as que já empreendem com negócios em estágios embrionários; as que já empreendem negócios bem-sucedidos com grande potencial de crescimento; bem como as que atuam no mundo corporativo, como intra-empreendedoras.

Etapa Salvador

Os eventos acontecerão na segunda-feira, dia 30.

Local: Centro de Cultura Cristã da Bahia/CECBA (Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, 2621, bairro Costa Azul), das 8 às 18 horas.

Além do Ministério da Economia, também fazem parte da iniciativa o Sebrae, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Senac, Senai e governos estaduais e municipais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados