“A TV tradicional já morreu só que ela ainda não sabe totalmente disso”, afirma primeiro escritor nacional sobre a revolução do streaming; veja entrevista

Edvaldo Silva, com 20 anos de experiência no universo das mídias digitais, é autor de “Da válvula ao pixel”

Mestre em Artes e Multimeios pela Unicamp; diretor da ZEFR na América Latina, empresa líder global em Brand Suitability e Brand Safety nas principais plataformas de vídeo do planeta como TikTok, YouTube e Facebook; um dos responsáveis pelo lançamento de todas as revistas da editora na UOL, maior portal de internet da América Latina e escritor do livro Da válvula ao pixel – A revolução do streaming.

Edvaldo Silva reúne 20 anos de experiência no universo das mídias digitais no primeiro livro nacional sobre a revolução do streaming. Na entrevista inédita abaixo você confere os detalhes da carreira do escritor e oportunidades referentes ao conteúdo audiovisual que os profissionais do meio devem ficar atentos para não perder nenhuma oportunidade. Confira:

Quais foram as motivações para escrever Da válvula ao pixel?

Edvaldo Silva: Escrevi este livro tendo como base minhas vivências acadêmicas e profissionais ao longo dos últimos 20 anos e queria dar uma visão brasileira para um tema global e tão importante como a revolução comunicacional e comportamental que estamos vivendo. Existem já alguns autores americanos e europeus que tratam do assunto da revolução do streaming, mas eu senti falta de um recorte nosso. Neste livro exploro o tema da convergência das mídias e como a evolução tecnológica está mudando drasticamente as diversas formas de produzir e consumir conteúdos audiovisuais, com exemplos e cases nacionais importantes.

Henry Jenkins e Lúcia Santaella são algumas das referências que você usa ao longo do livro. Como foi o processo de pesquisa para a obra?

Edvaldo Silva: Busquei ter como pilares conceituais Henry Jenkins, americano e um dos grandes nomes quando se fala em transmídia e esse novo mundo da Comunicação. Dialoguei lado a lado com Lucia Santaella, brasileira e uma das principais pensadoras e divulgadoras da semiótica no Brasil. Com essa base teórica fundamento a minha vivência profissional em casos nacionais como o seriado multiplataforma, luso-brasileiro e lançado pela TV Oi do Rio de Janeiro, chamado “O Castigo Final”.

Na sua avaliação, quais são as novas oportunidades referentes ao conteúdo audiovisual que os profissionais do meio devem ficar atentos? O que vem pela frente?

Edvaldo Silva: Convergência é divergência. As mídias convergem e se espalham, ou seja, há uma interseção de todas elas: rádio, televisão, jornal, cinema, internet. O universo digital é mutante e tem evoluído com cada vez mais rapidez. Essa evolução está sempre atrelada às novas tecnologias e é imprescindível que os profissionais do setor reflitam sobre tais mudanças e que estejam sempre atentos para as novas formas de consumo de entretenimento e principalmente como contar boas histórias nas diversas plataformas disponíveis. Antes de mais nada temos que ser ótimos leitores, ouvintes atentos e principalmente excelentes contadores de histórias. Desde os tempos em que o ser humano se aninhava em volta de uma fogueira para contar suas caçadas em buscas dos mamutes ou as fugas dos dentes de sabre que amamos uma boa história.

Você acredita que a TV tradicional como é conhecida já está morrendo e vai mudar de maneira significativa cada vez mais. Na sua visão, como será a TV no futuro?

Edvaldo Silva: A TV como é conhecida está sofrendo uma transformação gigantesca. Tivemos recentemente a transmissão pelo Youtube da final do Campeonato Paulista transmitido ao vivo, com uma qualidade excepcional do time de narradores e anunciantes de peso para um público de mais de 1 milhão de pessoas. Isso é um marco importantíssimo na TV brasileira que poucos notaram ou comentaram. A Globo está se mexendo rapidamente com seu Globo Play e fazendo muito bem isso, colocando praticamente tudo no seu aplicativo via Streaming. O que quero dizer com isso é que a TV tradicional já morreu só que ela ainda não sabe totalmente disso.

Em relação à carreira de escritor, você pretende escrever outros livros?

Edvaldo Silva: Com certeza! Adorei essa experiência e como bom contador de histórias estou preparando agora um novo livro que dessa vez vai ser um romance histórico com uma boa dose de ação e mistério. Vai ser passar numa época marcante da humanidade e que tem reflexos fortes até os dias atuais. Não vou dar mais detalhes, mas acredito que todos vão gostar do tema, do enredo e dos personagens.

Sobre o autor:
Edvaldo Silva é mestre em Artes e Multimeios pela UNICAMP, pós-graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP, professor do MBA da Business School São Paulo/Laureate International. Ganhou os prêmios Tela Viva Móvel, em 2009, iBest, em 2005, e foi fundador e Presidente do Comitê de Adtech & Data do Interactive Advertising Bureau (2011-2012). Ocupou cargos de liderança em empresas como FOX TV (hoje Disney), Grupo Abril e atualmente lidera a Zefr na América Latina. A Zefr é uma empresa com sede em Los Angeles/California, líder em Brand Suitability nas maiores plataformas de vídeo do planeta como Tik Tok, Facebook e Youtube. Foto: Divulgação

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