Cardeal da Silva: Curso de idiomas estrangeiros são ofertados gratuitamente para alunos da rede municipal

Iniciativa é pioneira nas instituições escolares de toda a região Litoral Norte da Bahia

Falar outro idioma deixou de ser opção: tornou-se pré-requisito. Os alunos das escolas municipais de Cardeal da Silva, na região Litoral Norte da Bahia, vão iniciar os estudos da língua inglesa e espanhola após a implantação de cursos gratuitos nas instituições escolares. A iniciativa é pioneira na região baiana.

São 60 alunos beneficiados nas Escolas Cristo Rei e José Osete de Carvalho, nas turmas do 8º e 9º ano, os jovens terão a oportunidade de aprofundar os estudos sobre o idioma que tem mais identificação.

A implantação do recurso educacional, vai de encontro com a realidade no país. Segundo o censo de 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede pública brasileira tem 62.250 professores de língua inglesa. Menos da metade deles (45,3%) têm formação em língua estrangeira e só 60,7% trabalham em regime efetivo. A maioria é mulher (80,1%), branca (48,9%), com média de idade de 42 anos — o que indica, segundo o estudo, que muitos se aposentarão em curto ou médio prazos.
Atualmente, segundo o órgão, 1,3 milhão de estudantes brasileiros não têm aulas de inglês nas escolas.

A titular da pasta da Educação, Janice Ferreira destaca a sensibilidade do grupo pedagógico em efetivar a ação para estimular permanentemente os alunos a respeitarem diferentes culturas e ampliar a visão de mundo. “Esse investimento, é sem dúvida, o resultado de um planejamento estratégico visando complementar a formação, além da grade escolar articulada pelo Ministério da Educação. Os profissionais acompanham a rotina dos estudantes e a capacidade de ampliar os horizontes com enriquecimento do conhecimento para esses jovens”.

O gestor da cidade, Branco Sales (PP) afirma que ser um cidadão global vai além de falar um segundo idioma. “Diz respeito à habilidade de convivência com diferentes nacionalidades, capacidade de transitar por ambientes multiculturais e ao desenvolvimento do respeito mútuo. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados