Palestra aborda temas de meteorologia para servidores da Codesal

“Sistemas Meteorológicos e seus impactos em Salvador” foi o tema da palestra apresentada, hoje (28/04), no auditório da Codesal, pelos meteorologistas Giuliano Carlos do Nascimento e Laurízio Alves, do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). O objetivo foi a partilha de conhecimentos sobre o assunto com os servidores do órgão que atuam sem seu cotidiano com a mitigação de situações de risco.

Os sistemas meteorológicos são componentes da atmosfera que proporcionam uma dinâmica que interage com todos os elementos que a compõe, além dos fatores climáticos, sendo responsáveis pela condição temporária do clima, interferindo na vida das cidades.

Entre os sistemas meteorológicos abordados, Giulino Carlos detalhou as características do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), caracterizado por uma circulação ciclônica (sentido horário fazendo o giro completo de 360º ao redor de um centro), com influência sobre a Região Nordeste do Brasil durante o verão, causando chuva em algumas áreas, mas também deixando o ar seco em outras.

Outro sistema meteorológico é a frente fria, que atingiu a capital baiana em meados de abril, causando significativos acumulados de chuvas. “Frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que geralmente se forma em regiões de grande contraste térmico”, explicou Laurízio Alves.

O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou a importância desses encontros de partilha de conhecimento sobre temas que mobilizam o órgão em suas atividades preventivas, “sendo indispensável para que todos atuem conscientemente em favor de nosso propósito, que é o de preservar vidas”

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados