Câmara concede título de cidadã soteropolitana à Firmiane Venâncio, subdefensora pública do Estado

A Câmara Municipal de Salvador irá conceder, nesta quarta-feira (27), às 18h30, o título de cidadã soteropolitana à subdefensora pública-geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio. O evento ocorre em formato semi-presencial, no plenário Cosme de Farias, mas terá transmissão ao vivo pela TV CAM (12.3), plataforma zoom e pelas redes sociais do legislativo municipal (ver links abaixo).

O título à Firmiane Venâncio, natural de Campo Formoso, no interior da Bahia, é concedido pela vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia, Marta Rodrigues (PT), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da justiça social e da garantia dos direitos à população soteropolitana e baiana.

Segundo a petista, a homenagem em reconhecimento ao trabalho de Firmiane também na garantia do direito jurídico às pessoas que mais precisam, além de sua trajetória como mulher e ativista, sendo uma das idealizadoras do Núcleo de Defesa das Mulheres na Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE).

“É um título merecido a essa mulher de luta, que tem relevância para a cidade e para a Bahia com seu trabalho sempre ao lado dos que mais precisam, da justiça social. Uma mulher que merece este reconhecimento da capital baiana pelo trabalho desempenhado”, declarou.

Biografia – Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Firmiane Venâncio do Carmo Souza é defensora pública da Bahia, doutoranda e mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Especialista em Direitos Humanos (UFBA), tem experiência na área de Direitos, com ênfase em Direitos Humanos das Mulheres e Direito Penal. Há 22 anos como defensora pública, já atuou nas comarcas de Senhor do Bonfim, distrito de Andorinhas e Salvador.

Atualmente é subdefensora pública geral e já exerceu os cargos de coordenadora executiva das Defensoria Públicas Regionais da DPE/BA; de coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa das Mulheres (Nudem), o qual liderou a implementação; de coordenadora da Especializada de Direitos Humanos; de diretora da Escola Superior da DPE/BA (Esdep), além de ser membra do Conselho Superior da DPE/BA. Firmiane já representou a Defensoria da Bahia no IV Programa de Capacitação em Sistemas Interamericanos de Direitos Humanos, promovido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, no Chile.

ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/81703400269
Facebook: www.facebook.com/tveradiocam
Site: www.cms.ba.gov.br
TV CAM: Canal 12.3

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados