ACBEU abre inscrições para bolsas de estudo destinadas a professores de inglês da rede pública

Terceira edição do programa BRITE irá ofertar 50 vagas para docentes que atuam no ensino da língua inglesa. Processo seletivo começa nesta terça-feira (26) e segue até 5 de maio

Visando fortalecer o ensino da língua inglesa nas escolas públicas, a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU), em parceria com a Embaixada dos EUA, vai oferecer bolsas de estudo para o programa Brazilians Innovating on the Teaching of English (BRITE 2022), voltado para docentes que lecionam o idioma na rede municipal ou estadual. O curso de aperfeiçoamento vai acontecer entre os meses de maio e setembro. As inscrições começam nesta terça-feira (26) e vão até o dia 5 de maio.

O curso é gratuito e será ministrado de forma on-line. No total, serão ofertadas 50 vagas. Para participar, os professores serão selecionados através do preenchimento de um formulário no site www.acbeubahia.org.br, quando deverão enviar documentos que atestem a atuação como docente de inglês na rede pública do estado da Bahia ou de outros estados. Também é necessário ter o nível de proficiência no idioma equivalente ao A2 (intermediário).

Após a etapa de inscrição, os pré-selecionados vão participar de um teste de nivelamento escrito e oral, que será aplicado pela ACBEU de forma virtual. Depois desta fase do processo seletivo, serão escolhidos os 50 bolsistas. As aulas têm início no dia 14 de maio, com término previsto para o dia 24 de setembro, e acontecerão aos sábados. O curso conta com a carga horária total de 100h, com aulas síncronas e atividades assíncronas, além de exercícios extras durante o recesso nos meses de junho e julho. Os bolsistas devem possuir disponibilidade para alcançar, no mínimo, 80% de frequência no curso.

BRITE – O programa tem o objetivo de potencializar o ensino da língua inglesa nas escolas públicas por meio de um curso que proporciona aos professores a revisão e novos aprendizados sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas também visam auxiliar na compreensão de como este conteúdo se conecta à abordagem comunicativa e às demandas do ensino no século XXI.

O curso vai abordar aspectos metodológicos essenciais, que inclui o desenvolvimento de currículo, planejamento de aulas, o trabalho com grandes grupos em sala de aula e o trabalho com grupos heterogêneos. Explora também as novas tecnologias educacionais, nas quais se insere o conceito “Maker”, que tem como base a cultura do “faça você mesmo” — em inglês, do it yourself (ou simplesmente DIY).

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