Famílias de áreas de risco são cadastradas para recebimento de auxílio aluguel

Após o cadastro de todas as famílias abrigadas nas escolas municipais durante os sete dias de fortes chuvas que assolaram a cidade, técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vistoriaram as casas nas áreas de risco. Foram 89 cadastrados realizados para o recebimento do auxílio aluguel para serem pagos pela Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza (Sempre), Esportes e Lazer. Na manhã desta sexta-feira (22), as últimas cinco pessoas deixaram a Escola Municipal Novo Marotinho e os abrigos acionados para a operação foram desmobilizados.

Além dos cadastros realizados para auxílio aluguel e/ou emergencial, as vistorias realizadas por engenheiros da Codesal constataram quatro evasões, 13 pessoas que já estavam recebendo auxílio e outras seis que não faziam jus ao recebimento.

Para o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, foi exitosa a ação integrada da prefeitura de Salvador nesta semana de fortes chuvas na capital baiana. “Esse trabalho que é realizado todo o ano tem sido fundamental para a preservação de vidas. Todo o investimento em tecnologia e infraestrutura, os treinamentos e simulados realizados na comunidades foram essenciais para que a cidade respondesse bem, mesmo com essas chuvas que já ultrapassam a média histórica do mês de abril”, declarou.

Estreante na Operação Chuva, o secretário de Ação Social e Combate à Pobreza, Daniel Ribeiro, afirmou que a cidade continuará cumprindo o papel de amparar as pessoas que mais precisam. “Foram dias muito difíceis com essas fortes chuvas. Continuaremos acompanhando de perto todas as famílias e dando suporte aos trâmites para as concessões do auxílio moradia. Durante a operação chuva, toda a equipe da Sempre continuará em alerta para dar todo apoio às pessoas que estão nas áreas de risco”, garantiu.

Sirenes

Desde segunda-feira -feira (18), foram acionadas as sirenes nas comunidades de Voluntários da Pátria (Lobato), Vila Picasso (Capelinha), Bom Juá, Baixa do Cacau (São Caetano), Mamede (duas sirenes) (Alto da Terezinha), Moscou (Castelo Branco) e, ontem (19/04), no Calabetão (BR324). Na quarta-feira (20), foi a vez da comunidade de Bosque Real (Sete de Abril), juntamente com a de Moscou (Castelo Branco).
As sirenes são acionadas após o volume de chuvas ultrapassarem 150 mm em 72 horas de chuvas intensas. Após o alerta, os moradores são orientados a saírem de suas casas e se dirigirem para as unidades de acolhimento, montadas em escolas municipais.

Plantão

A Operação Chuva, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados