Ladeira da Montanha é interditada após parede de um casarão desabar

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou vistoria na Ladeira da Montanha, na manhã desta quinta-feira (21/04), após desabamento de parede casarão tombado pelo Iphan que se encontrava escorada por vigas metálicas, oxidadas pela exposição ao tempo, sendo que algumas haviam sido retiradas por moradores de rua. O imóvel, pertencente à Conder, foi comprado, juntamente com outros casarões da área, há alguns anos, pelo governo do Estado. A Codesal interditou a via para avaliação mais detalhada do orgão tombador e da Conder. A Transalvador está no local fazendo o ordenamento do trânsito. Foi solicitado ainda apoio da Limpurb para a remoção do entulho.

Ocorrências

Nas últimas 96 horas, a Codesal já recebeu 1285 solicitações. Hoje (21/02), até às 11h50, já entraram – pelo sistema 199 – 136 solicitações. Foram 22 ameaças de desabamento, três ameaças de desabamento de muro, 16 ameaças de deslizamento, oito árvores ameaçando cair, uma árvore caída, quatro avaliações de área, 35 avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, seis desabamentos parciais, 25 deslizamentos de terra, um destelhamento, 10 infiltrações, uma orientação técnica e uma pista rompida.

Previsão

A previsão para esta quinta-feira (21/04) é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamento de terra.

Os maiores acumulados de chuvas em 72 horas (atualizado às 10h) foram registrados no Mirante de Periperi (237,6mm), Periperi (230 mm), Ondina (223,2mm), Centro (222,8mm) e Federação (222,2mm).

De 1º a 21 de abril (10h) já choveu 353,2 mm, segundo a estação de referência em Ondina, 24% a mais do que a média histórica para o mês que é de 284,9 mm.

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados