Estação do Matadouro será um complexo cultural e educacional em Mata de São João

O prefeito João Gualberto assinou ontem (4), a Ordem de Serviço para a revitalização da Estação Ferroviária, do antigo Matadouro e da Capela de São José da Matta, no bairro do Amado Bahia. Todo entorno será completamente revitalizado e transformado em um importante complexo educacional e cultural para toda Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A Estação Ferroviária do Matadouro São José da Matta, um dos patrimônios históricos e culturais mais importantes de Mata de São João, integra o projeto do Centro de aperfeiçoamento pedagógico e desenvolvimento intelectual dos alunos da Rede Municipal de Educação do Município de Mata de São João.

“Será uma obra de extrema importância para fortalecer a história e a cultura do nosso município”, explica o prefeito João Gualberto. “A proposta do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Intelectual é oferecer à população e aos visitantes um complexo com diversas atividades culturais. Já para os alunos da rede municipal, o equipamento proporcionará ainda atividades complementares à aprendizagem”, destaca o gestor.

As obras serão iniciadas entre este mês e o próximo. Com investimento de aproximadamente 6 milhões, o complexo cultural será também um espaço de visitação turística e promoverá apresentações musicais, teatrais, de dança, saraus, recitais, concertos, entre outros eventos.

História – A Estação do Matadouro São José foi reconstruída nos anos 1940, no lugar de outra antiga. Já o Matadouro teve suas atividades iniciadas em 1894 e foi desativado em 1932. No seu apogeu chegou a abater uma média de 120 bois por dia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados