Um a cada três brasileiros mantém uma vida sedentária, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa da Ipsos, o Brasil é o segundo país do mundo em que menos se pratica exercício físico. O levantamento foi realizado em 29 países, com 21.503 pessoas de idades entre 16 e 74 anos. Segundo a pesquisa, o pódio das nações em que as pessoas mais fazem exercícios é formado por Holanda, Alemanha e Romênia. Na outra ponta da lista, ou seja, os países mais sedentários, estão os japoneses (os mais sedentários do planeta); os brasileiros, em segundo lugar; e os italianos em terceiro lugar.

O levantamento apontou que, por semana, os brasileiros se exercitam, em média, 3 horas (180 minutos). Isso está dentro do que recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde) que é realizar 150 minutos de atividade física intensa ou 300 minutos de atividade leve a moderada por semana. Porém, o mais preocupante é que 31% das pessoas em nosso país relataram que não fazem nenhum tipo de exercício. Para se ter ideia, na Holanda, o país mais ativo, as pessoas realizam 12,8 horas de exercícios semanais.

A boa notícia é que 53% dos brasileiros disseram que gostariam de praticar mais esportes. Outros 40% estão satisfeitos com o tempo investido nos treinos, e 7% afirmaram que gostariam de praticar menos exercícios do que já praticam. A pesquisa da Ipsos revelou que os principais inimigos da atividade física são: falta de tempo (32%), falta de dinheiro (21%), não ter academia perto (13%), não ter companhia para treinar (13%), e o tempo – calor ou frio (8%). “Cada pessoa tem a sua rotina e vida pessoal e a gente precisa respeitar isso. Mas, mesmo com as dificuldades, os sedentários não podem se acostumar às desculpas para justificar a falta de motivação para treinar. Treinar não tem relação com estética e sim com a manutenção da saúde”, explica Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Para combater o sedentarismo e difundir a cultura do exercício físico é preciso deixar claro que os benefícios são alcançados com a prática à longo prazo. É muito comum as pessoas olharem para o treinamento físico como algo que trará ganhos estéticos, achar que o treino serve somente para ter um corpo definido. Como isso não é fácil de se conseguir, acaba fazendo com as pessoas desistam de treinar e ainda afasta quem não tem o desejo de ficar definido. Quando passamos a conhecer as recompensas de um estilo de vida mais ativo, fica muito mais simples e prazeroso se exercitar todos os dias. Por conta disso, é importante ter sempre em mente que a atividade física reduz o risco de várias doenças, como diabetes, pressão alta, obesidade, infarto, AVC e câncer. “Lembrem-se também que o exercício é uma ótima ferramenta de bem-estar. Ajuda a aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e combater sintomas depressivos, além de trazer aquela sensação de prazer imediato, principalmente após o treino. Por fim, descubra sua paixão. Encontre uma ou mais modalidades que você realmente goste de praticar e irão fazer você sair de casa no sol, no frio, na chuva”, finaliza o Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados