Sedentarismo deixa jovens vulneráveis a doenças musculares

Falta de atividade física regular também aumenta o aparecimento de doenças associadas às síndromes metabólicas, obesidade e problemas musculoesqueléticos

A sarcopenia é uma doença que está diretamente ligada à perda de massa e força muscular. Normalmente, é mais comum em pessoas idosas, mas o sedentarismo e a falta de atividade física regular podem fazer com que esses sintomas estejam presentes em homens e mulheres cada vez mais cedo.

Conforme explica o profissional de educação física da academia Bodytech Shopping da Bahia, Douglas Gabriel Bonifácio, pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física têm risco aumentado, de forma significativa, para o desenvolvimento de doenças associadas às síndromes metabólicas, obesidade e problemas musculoesqueléticos.

“A sarcopenia já é caracterizada pela perda e redução da massa muscular, que é comumente associada ao envelhecimento, mas não somente a ele, gerando comprometimentos relacionados à capacidade funcional, autonomia e fraqueza muscular”, relata.

O ideal é prevenir essas doenças com a prática regular de atividade física, mas mesmo quem já recebeu o diagnóstico de sarcopenia ou perda de massa muscular, consegue reduzir os sintomas ou, até mesmo, reverter a condição.

De acordo com Douglas Gabriel, os exercícios resistidos, com carga, são os mais recomendados para um programa de treinamento para indivíduos com diagnóstico de perda de massa muscular.

“A prática regular de exercícios físicos é fundamental. Portanto, deve ser compreendida como parte do estilo de vida da população em geral, respeitando-se a particularidade de cada indivíduo. O importante é manter-se ativo e reduzir o comportamento sedentário”, orienta.

Um estudo realizado pela Sociedade Americana de Fisiologia (APS), nos Estados Unidos (EUA), e publicado, em fevereiro deste ano, pelo Journal of Applied Physiology reforça essa tese e aponta que qualquer pessoa que ficar sem praticar atividade física, mesmo após longos períodos, é possível recuperar a massa muscular e força perdidas.

Excesso de treinamento

O profissional de educação física ainda alerta para o excesso da prática de atividade física de forma desorientada, extenuante e sem planejamento. Segundo ele, essa rotina também pode gerar fraqueza muscular.

“O importante é manter o equilíbrio e ter o exercício físico como um forte aliado da saúde e qualidade de vida. Também é recomendado buscar auxílio de um profissional de educação física capacitado para que a prática seja realizada de forma segura, com hidratação e alimentação adequadas”, alerta Douglas Gabriel.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados