Marta Rodrigues e Léia do Rosalino reforçam participação das mulheres na política em sessão especial em Irará

A vereadora Marta Rodrigues (PT) foi uma das palestrantes e homenageadas, na manhã desta sexta-feira (11), na sessão especial do Dia Internacional da Mulher da Câmara Municipal de Irará, 137 quilômetros de Salvador, solicitada pela vereadora do município, Léia do Rosalino (PT). Ao lado da vereadora de Salvador, também fizeram parte da lista de palestrantes a procuradora do município de Irara, Isadora Oliveira, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Feira de Santana (sintraf-Feira), Conceição Borges

Única mulher no legislativo de Irará, Léia do Rosalino disse que a sessão foi para homenagear e contemplar diversas mulheres que compõem uma trajetória de luta contra o machismo, o feminicídio e por equidade e paridade de gênero, seja na política e nos movimentos sociais, mas também para incentivar a participação dela nos espaços de poder e de debate.

A ocasião também foi marcada por um momento importante para o município de Irará: o prefeito Derivaldo Pinto (PT), atendeu um proposições de autoria da vereadora Léia do Rosalino com a criação d, a rede de proteção às mulheres do município e atualização da Lei que criou o Conselho de Mulheres. Seguindo a linha do governo do Estado e um pleito da vereadora de Irará, o prefeito assinou a política que inicia programa de distribuição de absorventes para estudantes da rede pública de Irará e autorizou prioridade na matrícula das creches para mães/responsáveis de vítimas de violência doméstica.

Para Marta Rodrigues, a sessão especial solicitada pela vereadora Leia do Rosalino foi um gesto de respeito e de dignificar as mulheres daquele município. “Me sinto honrada de fazer parte deste dia, mas dedico esta homenagem a própria Leia e a todas as mulheres de Irará e regiões próximas, que estão na luta diária por geração de emprego e renda. Quando estamos unidas, e temos ao nosso lado companheiros que abraçam a equidade de gênero, como o prefeito, a tendência é que só avancemos. E Léia mostrou isso”, declarou.

Já a vereadora de Irará, Léia do Rosalino (PT), reforçou a importância de mais mulheres na política e disse que, como vereadora, tem se esforçado para incentivar a população feminina da cidade a participar ainda mais dos debates de gênero e de direitos para as mulheres.

“Sou a única parlamentar na cidade e este quadro precisa mudar, não só aqui, como em todo o Brasil e na Câmara Federal, onde só temos 15% de mulheres apesar de sermos 52% do eleitorado no Brasil. Irará é uma cidade gerida e sustentada, assim como Salvador, pela força e mão de obra de mulheres batalhadoras. E elas precisam estar inseridas não só nos debates, como nas políticas públicas e no orçamento. Aqui em Irará temos mulheres de luta, da agricultura familiar, que geram renda e atuam como chefes de família”, declarou a vereadora de Irará.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados