Especial Mês da Mulher: Vice-Prefeita de Salvador Ana Paula Matos se destaca pela trajetória de vida no Social e na Política

A política baiana está rodeada de mulheres que ocupam cargos importantes e exercem um papel de relevância nos espaços de poder e, entre essas forças femininas, destaca-se o protagonismo feminino da atual vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador (Segov), Ana Paula Matos (PDT), como forma de reconhecimento, especialmente, por ocasião da comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, lembrado anualmente sempre no dia 8 de março.

Na posição de segunda autoridade do Município de Salvador, sempre lado a lado com o prefeito Bruno Reis, com quem estabeleceu um laço muito forte de amizade, desde os tempos de faculdade, Ana Paula Matos encara atualmente um de seus principais desafios na vida política, no cargo de vice-prefeita, em que tem desenvolvido importantes ações, iniciativas e projetos na administração municipal, principalmente, no Social, na intermediação, interlocução e na promoção de políticas públicas que visam prestar assistência às pessoas das comunidades carentes em situação de vulnerabilidade econômica e social que mais precisam de apoio do Poder Público Municipal, a exemplo da ampliação da rede socioassistencial para atender a população mais vulnerável; criação do Complexo Popular de Pau da Lima, onde funciona um restaurante e também cursos de capacitação e oficinas no desenvolvimento de ações municipais de alimentação gratuita, cestas básicas e kits de higiene durante a pandemia; e a fundação do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres.

“Tenho muito orgulho por poder representar as mulheres da nossa cidade no papel de gestora e vice-prefeita da primeira capital do nosso país. Muito me honra participar de uma gestão com tantas mulheres em papéis de destaque e poder contribuir por uma Salvador mais igual, com mais mulheres protagonistas, exercendo cargos públicos ou em suas respectivas profissões”, expressou a vice-prefeita.

Como demonstração de força, de resistência e de sensibilidade feminina, Ana Paula Matos é uma atuante incansável na participação ativa e direta na luta pela causa em defesa do Social, que se fortaleceu ao longo de sua militância política. Seu legado inspira mulheres que desejam seguir o seu exemplo de coragem, de determinação e de dedicação no desenvolvimento de políticas públicas no âmbito Social na cidade.

Como uma das principais personalidades políticas na capital baiana, Ana Paula Matos se orgulha das conquistas das mulheres no cenário político, inclusive, após a conquista do voto feminino no Brasil instituído há 90 anos. Na política, a cota de 30% para candidaturas femininas nas eleições permitiu que muitas mulheres se sentissem encorajadas a entrarem em disputas por cargos eletivos, apesar que há muito a ser conquistado. As mulheres representam hoje mais de 50% da população brasileira, mas somente 12% delas ocupam e exercem cargos eletivos, realidade que aponta para a necessidade de luta incessante por mais representatividade e para que os direitos das mulheres sejam cada vez mais fortalecidos.

“Sei que temos ainda muitos desafios, mas vamos continuar trabalhando muito para ampliarmos as políticas públicas, promovendo autonomia e fortalecendo e garantindo o direito das mulheres de Salvador”, ressaltou Ana Paula Matos.

Perfil

Mulher identificada com a causa social na cidade, Ana Paula Matos é Advogada, professora, administradora e mestre em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com forte atuação destacada e relevante na gestão municipal. Além de ser uma das principais protagonistas que contribui na promoção de políticas sociais importantes, a vice-prefeita participou ativa e diretamente na construção de um sistema de dados para a Defesa Civil de Salvador, durante passagem pela Secretaria de Promoção Social. Ao assumir e comandar a pasta da então Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro, Matos atuou também na coordenação para reassentamento das famílias do Arraial do Retiro, possibilitando a construção do posto de saúde do bairro.

Também como homenagem e reconhecimento pelo sentimento de dever cumprido, Ana Paula Matos foi agraciada recentemente com a Medalha Irmã Dulce, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Salvador a pessoas físicas, empresas ou instituições do terceiro setor que se destacam pelos relevantes serviços sociais prestados na cidade. Na oportunidade, Ana Paula expressou inteira gratidão a Irmã Dulce que, para ela, “representa, para além da pessoa que mais fez pelos pobres da Bahia, a maior força, o maior símbolo e representação de vencer o impossível”. (Reportagem exclusiva de Rafael Santana para o Repórter Hoje) Foto: Reprodução rede social

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados