Especial Mês da Mulher: Vereadora Ireuda Silva representa luta e resistência pelo empoderamento e protagonismo feminino negro

Considerada uma das principais e importantes parlamentares atuantes e influentes na Câmara Municipal de Salvador e nas comunidades carentes onde representa, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, tem assumido um papel relevante de destaque na força pela luta e pela resistência em defesa dos negros, em especial, do papel da mulher negra na sociedade.

Como legítima representante feminina reconhecida pelo seu protagonismo político, especialmente, no Dia Internacional da Mulher, lembrado anualmente no dia 8 de Março, a parlamentar ressalta a importância do papel da mulher na sociedade, em vários aspectos de dignidade, respeito e valorização, em especial, além de celebrar a coragem das mulheres negras, em sinal de prestígio a elas.

A parlamentar tem o Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, como marco internacional da luta e resistência da Mulher Negra. A data tem como objetivo fortalecer as politicas públicas voltadas às mulheres negras e reforçar laços, trazendo maior visibilidade para sua luta pelos direitos do povo negro e pelo enfrentamento à violência e ao feminicídio.

Sempre constante e firme em prol de causas sociais e raciais, Ireuda se destaca pela sua forte atuação política dedicada às ações, iniciativas e projetos na luta incansável do povo negro, sobretudo, das mulheres negras na consciência à reflexão contra a discriminação racial e a desigualdade social, principalmente, em Salvador onde habita a maior população negra fora da África, onde as mulheres negras enfrentam uma rotina de opressão e preconceitos.

“As mulheres negras correspondem a uma grande parcela da população brasileira. E também uma das mais discriminadas. Apesar disso, temos triunfado em diversos âmbitos, chegando a espaços onde nunca havíamos estado. Temos tido um papel preponderante no desenvolvimento do país, atuando em setores basilares como a saúde, a educação, a segurança pública e a política. Porém, nossas conquistas ainda estão muito aquém do estado de equidade social que almejamos. Nossa luta por autoafirmação e empoderamento são constantes. Nunca hesitamos frente ao machismo, que tenta nos prender, sufocar nossa voz e, em muitos casos, nos matar. Nesse sentido, políticas públicas são fundamentais, tanto para amparar a mulher negra quanto para mudar a cultura, na forma como a mulher negra é vista e tratada”, expressou Ireuda.

Com coragem, determinação, força, garra e, sobretudo, a fé, Ireuda, que é evangélica por convicção, ocupa e exerce um poder através de seu mandato como vereadora sempre atuante em defesa de políticas públicas que visam a criação e a ampliação de oportunidades para que as mulheres soteropolitanas sejam encorajadas e impulsionadas às iniciativas de inclusão social e econômica, sobretudo aquelas de empreendedorismo.

A população negra corresponde a mais da metade dos brasileiros: 54%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase metade da população negra possui empregos informais, cerca de 46,9%, conforme os dados mais recentes do ano de 2019, apontados pelo IBGE. Em contrapartida, o percentual entre brancos é de 33,7%. Pesquisa do Instituto Ethos, realizada em 2015, deixa mais evidente a enorme desigualdade entre brancos e negros no mercado de trabalho. Segundo o Instituto, que analisou as 500 empresas de maior faturamento do Brasil, os negros representam apenas 4,7% do quadro executivo e 35,7% do quadro funcional dessas organizações. Em cargos de gerência, eles são 6,3%, e entre estagiários e trainees, representam 28,8% e 58,2%, respectivamente.

Ao longo de sua trajetória política, a vereadora não abre mão da luta pelo fortalecimento e resgate do comportamento, do empoderamento e do protagonismo feminino e político do povo negro, principalmente, das mulheres negras, sempre através de diálogo aberto e permanente com as comunidades com ações e iniciativas que fomentem a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Projetos

Ireuda Silva também se destaca pela sua atuação midiática por meio do programa ‘Forte Por Ser Mulher’, apresentado pela vereadora às quintas-feiras nas redes sociais. O programa oportuniza a discussão, reflexão e a consciência de diversos temas específicos para dar visibilidade às mazelas da população negra e protestar contra o racismo, preconceito, intolerância religiosa, denúncias de práticas discriminatórias e violência contra a juventude negra, apresenta índices da educação, saúde e violência para comprovar que a população negra é mais vulnerável, além de defender políticas públicas de equidade que visam garantir a posição dos negros, especialmente, das mulheres negras na sociedade que sofrem com a invisibilidade de suas necessidades, apesar de serem uma parcela significativa da sociedade, além de reivindicar a visibilidade e liberdade dos negros, exigindo o respeito à diversidade cultural e estética negra, bem como o fortalecimento das redes de proteção voltadas ao povo negro que ainda convive com a discriminação social e preconceito.

Outro evento de destaque, de iniciativa da parlamentar, é o prêmio Mulheres Notáveis, que celebra e homenageia mulheres com trajetórias marcadas pelo empoderamento em diversos âmbitos, pela luta contra o machismo e por mais direitos. A edição de 2022 da premiação vai acontecer no dia 11 de março deste ano.

Futuro

Reeleita vereadora com 12.098 votos, sendo a mulher mais votada da Bahia, Ireuda Silva está focada em exercer o seu segundo mandato parlamentar para atuar com políticas públicas voltadas às comunidades carentes, sobretudo, à população negra, visando às necessidades das mulheres negras, além de militar em ações, iniciativas e projetos em defesa de causas, marchas e movimentos contra o Racismo, Preconceito e Violência e a favor da Cultura de Paz e Bem Estar.

Na Câmara Municipal de Salvador, Ireuda é atualmente presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação. A parlamentar criou a campanha carnavalesca, reconhecida internacionalmente, “Meu corpo não é sua fantasia”, que visa alertar para o assédio sexual e a violência contra a mulher.”

Perfil

Ocupando posição de destaque, Ireuda Silva é mãe, palestrante, ativista social, racial e de gênero e vereadora de Salvador (Republicanos). Iniciou sua carreira no mundo empresarial, foi coordenadora da Iurd TV, canal da Igreja Universal do Reino de Deus, durante 18 anos e criou o projeto Mulheres Notáveis, que se dedica a promover a autoestima e a autoafirmação da mulher. Atualmente, é graduanda em gestão pública e está no segundo mandato como vereadora.(Reportagem exclusiva de Rafael Santana para o Repórter Hoje)

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados