Prefeitura realiza cerca de 3 mil vistorias nos últimos cinco dias

A Prefeitura de Salvador realizou mais de 3 mil vistorias, entre os últimos dias 23 e 27, incluindo as operações Força-Tarefa e Sílere. As ações, que prosseguem até quarta-feira (2), são realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e apoio da Polícia Militar, com vistas a coibir aglomerações e verificar o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.

No âmbito da Força-Tarefa, foram 2,4 mil averiguações. Desse total, os agentes interditaram um bar no Curuzu e emitiram 12 notificações de bares, restaurantes, casas de eventos, mercados e postos de combustíveis em diversos bairros da cidade.

Nesse mesmo período, a Operação Sílere recebeu 702 denúncias de poluição sonora, que resultaram em 618 vistorias na capital baiana. No curso dessa fiscalização, 63 equipamentos de som foram apreendidos em Itapuã, Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras XI, Pau Miúdo, Caixa D’Água, Cajazeiras, Nordeste de Amaralina, Jardim Nova Esperança, Trobogy, Graça, Barra, Campinas de Brotas, Castelo Branco e Plataforma.

Guarda Municipal – Compondo a força-tarefa promovida pela Prefeitura para fiscalizar o cumprimento dos decretos no período em que aconteceria o Carnaval, a Guarda Civil Municipal (GCM) atua na região da Barra/Ondina e no Centro, a fim de dispersar grupos que insistem em desrespeitar o decreto municipal. Durante os últimos cinco dias, não foram registradas ocorrências graves.

Em um dos pontos mais frequentados, a região do Centro Histórico, as ações de fiscalização foram encabeçadas pelo Grupo de Apoio ao Turista (GAT) e feitas com duas viaturas, além de rondas a pé. Os agentes circulam por pontos estratégicos do Centro Histórico, a exemplo do Elevador Lacerda, Terreiro de Jesus, Plano Inclinado Gonçalves e Largo do Pelourinho.

Pela primeira vez em Salvador, o mineiro Bruno Alves, de 40 anos, visitou o Pelourinho e ficou encantado. “Atendeu minhas expectativas, o lugar está seguro, sem aglomeração, bonito e tranquilo. É uma ótima opção para quem quer curtir esse período sem confusão e livre da Covid-19″.

Também no Pelourinho, o servidor público Leonardo Dantas, de 48 anos, veio de Aracaju e percebeu a presença dos guardas na região. “Vi os agentes fazendo rondas durante todo o trajeto. Com certeza, ver a atuação dos guardas nos deixa muito mais seguros. Não tem tumulto, aglomeração e agonia aqui. Tudo muito tranquilo e organizado”, relatou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados