Folia toma conta da vacinação no Shopping Bela Vista nesta segunda (28)

Salvador não teve Carnaval este ano, mas o clima de folia esteve presente na vacinação drive-thru contra a Covid-19, no Shopping Bela Vista, nesta segunda-feira (28). No local, vacinadores do Distrito Sanitário Cabula / Beiru prepararam o estacionamento do centro comercial, com direito a DJ e técnica de enfermagem sobre rodas, usando patins.

Na fila, os cidadãos que aguardavam para receber a 2ª dose da CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca, ou ainda a 2ª ou 3ª dose da Janssen, aproveitaram para registrar o momento, que contou com muitos sucessos da axé music, e relembrar os anos anteriores. Em todos, a esperança de que logo os circuitos do reinado de Momo possam receber novamente baianos e turistas, enquanto fazem a própria parte: receber o imunizante contra o coronavírus.

A coordenadora do distrito, Vanessa Bastos, contou que a “folia da vacinação” foi pensada em conjunto com a equipe, que costuma animar a imunização em datas especiais, a exemplo do São João e Natal. “Através dessa iniciativa, a gente procurou aproveitar esse dia que seria o Carnaval e não pudemos curtir como nos anos anteriores, para unir população e vacinadores através da música, trazendo essa alegria para o dia de hoje”.

A técnica de enfermagem e patinadora artística Jane Alves foi à caráter ao posto de vacinação. Há dez anos atuando na área da Atenção Básica, ela afirma que, depois que descobriram a patinação na vida dela, deram a ideia para que fosse com os patins para a imunização de hoje. “Espero que, em 2023, a gente esteja na avenida, seja trabalhando ou curtindo, porque essa energia faz parte de nós, baianos”, disse.

Cobertura vacinal – O DJ e agente comunitário Anderson Martins, que atua na USF Claudelino Miranda, no Resgate, está sempre presente na estratégia de vacinação municipal, seja nos drives ou nos postos de saúde. Sempre animado, o profissional montou uma lista de repertório que incluía os principais sucessos da festa, nas vozes de Ivete Sangalo, Durval Lélys e Bell Marques.

“Foi o nosso jeito de trazer esperança, paz e harmonia, através da música. A ideia foi fazer deste um dia mais alegre e mais festivo, porque o Carnaval de Salvador não pode ser esquecido, mesmo não acontecendo”, disse Martins.

O administrador Vitor Santiago aprovou a iniciativa e aproveitou para registrar o momento e a animação dos profissionais. Ele tomou a dose de reforço e confessou sentir saudades da folia. “É um incentivo a mais para a população se vacinar. Com certeza, com isso, em 2023 teremos o nosso Carnaval de volta”.

Balanço – Desde 19 de janeiro de 2021, quando a vacinação teve início em Salvador, mais de cinco milhões de doses dos três imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas. Hoje, a cidade conta com 2,3 milhões de vacinados dentro do público alvo com 12 anos ou mais. A cobertura da primeira dose já atingiu 96% da população, enquanto 91% já tomou a segunda dose e 47% possui o ciclo vacinal completo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados