Neoenergia Coelba promove iniciativa para ajudar catadores e cooperativa impactados pelo cancelamento do Carnavalf

A não realização do Carnaval devido à Covid-19 impactará diversas camadas econômicas da sociedade. Um dos exercícios mais afetados é o de catadores de latinhas e materiais recicláveis, que garantiam uma importante renda durante a festividade. Como forma de minimizar os efeitos do cancelamento da folia a esses profissionais, a Neoenergia Coelba estará doando todo o dinheiro arrecadado na troca de latas de alumínio do Projeto Vale Luz, durante os dias 25 de fevereiro a 05 de março, para a CAMAPET, cooperativa parceira do projeto, e a catadores de materiais recicláveis cadastrados no Vale Luz.

A distribuidora estruturou dois modos de repasse: um à cooperativa parceira e outro aos catadores cadastrados no projeto. O valor arrecadado através da conversão das latinhas coletadas pelos clientes durante o período da iniciativa será repassado integralmente para as cooperativas de reciclagem. Já os catadores cadastrados no Vale Luz que farão a troca dos materiais nos pontos do projeto receberão o valor do quilo em dobro, limitado a 50 kg extra por catador. Ou seja, se o catador entregou 250 kg de latas de alumínio, a Neoenergia Coelba pagará o valor referente a 300 kg (250 kg entregue pelo catador mais 50 kg extra).

No projeto, os consumidores podem trocar resíduos sólidos por descontos na fatura de energia. Ao realizar a troca de latinhas de alumínio, além de ajudar os catadores de materiais recicláveis, o cliente reduzirá sua conta e beneficiará o meio ambiente com o descarte correto dos materiais.

“Esta é uma iniciativa que beneficia todos os envolvidos na ação. O consumidor receberá descontos relativos às latas entregues na sua conta de energia, os catadores serão ajudados e o meio ambiente será menos impactado com a reciclagem correta dos materiais”, explicou Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba.

Os consumidores que participarem da ação terão um desconto de R$ 1 a cada 10 latas de alumínio de 350 ml trocadas e o auxílio à CAMAPET será baseado no valor da venda das latas arrecadadas na ação, limitado a 200 latinhas por cliente participante. A troca pode ser feita nos sete pontos fixos e itinerantes do projeto em Salvador e Região Metropolitana. Para verificar o mais próximo, basta acessar o site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br).

O projeto tem, hoje, 244 catadores autônomos cadastrados que recebem pela venda das latas de alumínio o mesmo valor pago pela indústria de reciclagem. Neste caso, o pagamento é através de transação bancária e não desconto na conta de energia elétrica. A intenção é aumentar a renda desses profissionais.

Sobre o projeto Vale Luz

Lançado em 2008, o Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto já fez a destinação correta de mais de 3.3 toneladas de resíduos sólidos recicláveis e ofereceu mais de R$ 943 mil em descontos nas faturas de energia elétrica para mais de 25 mil consumidores baianos.

São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios e embalagens Tetra Pak. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente. Além disso, o projeto recebe resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros. Esses resíduos podem ser trocados apenas por descontos na fatura de energia

Obs: Para esta ação com a cooperativa e catadores, apenas o valor das latinhas será revertido

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados