Documentário O Legado Cultural de José Barbosa será lançado na segunda, 28 de fevereiro

Pioneiro na produção e venda de joias com temas de candomblé tem vida profissional roteirizada

O documentário o legado cultural de José Barbosa que conta a importância e a paixão do ourives e designers de joias José de Souza Barbosa, tem estreia marcada para o dia 28 de fevereiro, às 20h, na página YouTube da designer de joias, Andréa Barbosa (link: https://youtube.com/c/AndreaBarbosaJoias)

José Barbosa foi o pioneiro na fabricação e comercialização de peças inspiradas no candomblé e nas ferramentas dos orixás, na década de 90 e início dos anos 2000.

E foi responsável pela formação de muitos outros profissionais na arte de produzir joias.

O projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

O documentário que foi roteirizado e dirigido pela produtora cultural Cris Santana; sob a consultoria da cineasta baiana, Fabíola Aquino; capitaneado pelos filhos do ourives, Carlos Barbosa e Andréa Barbosa, com captação de imagem, áudio e direção de fotografia pela Agência Dudes; e assessoria de comunicação da Outra História Comunicação.

José de Souza Barbosa da Silva

Filho de Agripino Barbosa e Hermelinda Barbosa, nasceu em 1936, em Salvador. Na adolescência seguiu os passos de seu pai, que foi um grande profissional na arte da ourivesaria. Aos 19 anos, em meado da década de 50, orientado por seu pai, o jovem ourives seguiu para a capital de São Paulo, retornando na década de 70 para abrir uma pequena oficina com seu nome, no Centro Histórico da capital baiana, e atendia clientes que foram herdados de seu pai; a exemplo de Monte Carlo, Primavera, Rival, H. Stern, Gerson Joalheiro, Simon Joalheiro, Lasbonfim, Ouro Branco entre outras.

Meados os anos 70, a oficina da família fechou e José e o senhor Agripino passaram a trabalhar numa grande empresa. Logo depois, abriram uma nova oficina, esta, na Ladeira do Carmo. Nesta época, a filha Andréa, aprendiz de ourives, já fazia parte da empresa.

Em seis de agosto de 2011, José Barbosa faleceu deixando uma herança artística incrível para seus filhos. Em 2016, Andréa, com o apoio do irmão Carlos, abriu uma loja virtual com seu nome, em homenagem a seu pai e avô, o ateliê ‘Andréa Barbosa’, que produz joias personalizadas.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do documentário O legado cultural de José Barbosa

Quando: 28 de fevereiro de 2022, às 20h.

Onde: YouTube: https://youtube.com/c/AndreaBarbosaJoias

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados