Mais de 12 milhões de dívidas de consumidores inadimplentes são recuperadas em até 60 dias após a negativação, revela Serasa Experian

De acordo com o índice, 5 em cada 10 cobranças são ressarcidas; economista explica por que o segmento de Bancos e Cartões possui o melhor nível de recuperação, de 62,0%

O Indicador de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian revelou que, em outubro de 2021, cerca de 5 em cada 10 dívidas de consumidores inadimplentes (49,8%) foram quitadas em até 60 dias após a negativação. Esse número equivale a 12,7 milhões de dívidas recuperadas no período analisado. Observando os dados por segmento, as dívidas contraídas em Bancos e Cartões possuem a maior efetividade de recuperação, marcando 62,0%, que equivale a 5,9 milhões de débitos pagos. Em sequência estão aquelas obtidas no setor de Utilities (60,1%), que registrou 3,5 milhões de contas ressarcidas, e Varejo (41,4%), com 1,2 milhões.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, para entender os dados de recuperação de crédito em determinados setores é necessário observar o contexto econômico que interfere no comportamento dos consumidores. “As dívidas contraídas em Bancos e Cartões têm prioridade para o pagamento, pois as pessoas precisam estar em dia com esse compromisso financeiro para continuar tomando crédito no mercado. Além disso, em Utilities não é diferente, pois os consumidores tendem a priorizar a quitação dessas contas referentes a serviços básicos essenciais como, água, eletricidade e gás. Em um cenário econômico ainda instável e com uma inflação aquecida, a quitação de dívidas, assim como o modelo de consumo, passou a ser ditada por ordem de necessidade”, finaliza.

A análise por região revela que o Nordeste foi a área com o maior percentual de quitação de dívidas em outubro de 2021. Após 60 dias de negativação, contando a partir desse mês de referência, 54,3% dos débitos foram ressarcidos.

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