Marta enaltece legado dos Malês e de Luiza Mahin: “Precisam estar nos livros e escolas”

A vereadora Marta Rodrigues (PT) enalteceu nesta terça-feira (25) a Revolta dos Malês, iniciada em de 25 de janeiro de 1835, e disse que a capital baiana precisa promover o reconhecimento em ruas, monumentos, museus e na rede municipal de ensino, da história da população negra e sua atuação de luta por liberdade e contribuição desenvolvimento social da cidade e do país.

“Precisamos mostrar para a população quem foram nossos heróis e principalmente nossas heroínas. Quem esteve no campo de batalha pela liberdade e pela justiça social na Bahia e lembrar sempre: tivemos muitas mulheres negras nesse processo “, explicou.

Travada no Campo da Pólvora, a Revolta dos Males foi marcada pela capacidade de organização e discussão estratégica, tendo Luiza Mahin como uma das lideres, conforme explica Marta Rodrigues.

“Apresentei projeto de indicação ao Governo do Estado solicitando que a estação de metrô do local passe a se chamar “Estação Campo da Pólvora – Malês” com monumentos e informações sobre o levante, mas com destaque para Luiza Mahin. Pelo reconhecimento da resistência nas lutas por liberdade, igualdade e justiça, mas pelo menos reconhecimento das mulheres” disse.

“Somos maioria na população e temos um grande histórico de luta pela igualdade e pela liberdade que precisa ser fortalecido e para isso é preciso também efetivar a legislação brasileira que fomenta uma educação antirracista como as leis 10.639 e 11.645, ambas que incluem o ensino da história da cultura afro brasileira e indigena nas escolas”, acrescentou.

O coordenador geral da Coordenação de Entidades Negras (Conen), Gilberto Leal, reforça que o projeto de indicação de Marta faz parte do manifesto “Malês, uma outra revolta!”, lançado em 2001, onde defende-se a implantação de símbolos e referências à Revolta dos Malês no Campo da Pólvora, seja com monumentos ou esculturas em homenagem aos heróis Jorge, Pedro, Gonçalo e Joaquim, e à heroína Luiza Mahin.

Marta pontua ainda a importância de discutir a relação do Estado com as políticas públicas que enalteçam a história de luta, resistência e dos povos que foram oprimidos em Salvador e no país. O assunto foi um dos temas de sessão especial em outubro do ano passado de que autoria da petista.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados