Duas pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia em Guanambi

Operação realizada pela Polícia Civil e Neoenergia Coelba recuperou energia suficiente para abastecer 2.500 residências durante um mês

A Polícia Civil conduziu duas pessoas à delegacia para prestarem esclarecimentos após serem flagradas furtando energia no município de Guanambi. Durante a ação, realizada em parceria com a Neoenergia Coelba, foram identificadas 56 irregularidades que resultaram na recuperação de 285 mil quilowatts-hora, energia suficiente para abastecer todas as unidades consumidoras de Palmas do Monte Alto por 7 dias ou 2.500 residências durante um mês.

No total, doze equipes da Neoenergia Coelba estão realizando inspeções em Guanambi e municípios vizinhos. Na quinta-feira (20), foram encontradas 23 irregularidades em Urandi, Iuiú, Caetité e Licínio de Almeida, além de Guanambi. Os técnicos também estão fiscalizando barracas e unidades comerciais para a retirada de gambiarras.

Além das ações de regularização, a distribuidora está orientando a população acerca dos riscos que a prática pode oferecer aos moradores e explicando as normas técnicas para a utilização da rede elétrica de forma adequada.

A distribuidora reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. A prática também prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados