GCM realizou mais de 14 mil atendimentos à população em 2021

Com um contingente de 1.258 agentes, sendo 1.117 homens e 141 mulheres, a Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou em 2021, 14.997 atendimentos e 686 ocorrências. Neste balanço estão registradas cerca de 10 mil ações preventivas realizadas pela corporação, que já possui 13 anos de existência.

As atividades registradas englobam desde a recuperação de pertences e coibição de furtos e roubos, até orientação aos cidadãos. Nas ações para fiscalização e ordenamento em apoio ao trabalho das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Ordem Pública (Semop) e de Mobilidade (Semob), além da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), estão registradas 4.102 ações.

De acordo com o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva, no ano de 2021 houve a continuidade das ações de combate a pandemia, que foram sendo reduzidas ao longo do segundo semestre. “Retomamos algumas atividades que foram suspensas com a pandemia e outras ações que se mantiveram, contudo foram adaptadas. A Guarda Civil seguirá realizando suas atividades próxima da população e pronta para atender às demandas direcionadas pelo Prefeito Bruno Reis”, frisou.

Ao longo de 2021, a Gerência Financeira realizou a reforma e melhoria em postos externos, onde a Guarda atua no serviço de proteção dos equipamentos públicos, a Gerência Estratégica de Gestão, dentre várias ações, realizou a aquisição de armamentos e munições, aquisição de novo sistema operacional em parceria com a Cogel, reformulou normas e procedimentos, iniciou projetos que visam a implantação de um centro de triagem para animais e o plano municipal de segurança. Já na área de desenvolvimento humano, ações de capacitação e valorização foram realizadas, como curso de formação para os novos agentes, curso de gestão ambiental, qualificação para porte de arma de fogo, operação de aeronave remotamente pilotada, dentre outros, que contabilizaram 2.434 horas de capacitação para os servidores da GCM, que participaram ativamente de festivais, rodas de conversas, feiras, exposições e atividades esportivas.

“Uma das nossas preocupações, em meio a tanta turbulência, foi incentivar nossos agentes a realizarem as atividades esportivas, rodas de conversas e outras ações que possibilitaram mais segurança emocional, bem como cuidado com a saúde, a partir das atividades esportivas e campanhas de incentivo ao cuidado individual e coletivo”, explicou o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

Com a melhoria do quadro da covid-19, atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência também foram retomadas, seguindo os protocolos de saúde, a exemplo das atividades física com os idosos que funcionou de maneira remota, as aulas de defesa pessoal para mulheres, primeiros socorros em associações e escolas, capoeira para jovens das comunidades adjacentes à Base da Guarda Civil, atendimentos psicológicos, com o projeto borboletas e apresentações da Banda de Música em hospitais, repartições públicas, praças, associações, dentre outros.

Ainda no ano de 2021, visitas às Guardas do interior foram realizadas, bem como ocorreu a recepção destas em Salvador, com o intuito de colaborar para o desenvolvimento das instituições. Formação de novas Parcerias e manutenção das existentes, com órgãos públicos também foram pontos marcantes em 2021, inclusive com aulas sendo ministradas pela Guarda Civil para estes órgãos. A GCM além de participar em cursos de instituições parceiras, como Aeronáutica, Exército, PRF, dentre outros, recebeu ainda equipamentos doados pelo Ministério Público Federal e Receita Federal.

Resgate de Animais Silvestres

Em 2021, a GCM, através do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), resgatou 1.152 animais silvestres, sendo o mês de agosto o período com o maior número de registros, com 133 resgates realizados. Dentre os animais, os resgates foram classificados em: 30 animais marinhos, 12 invertebrados, 278 mamíferos, 447 repteis, e 385 aves. O sariguê foi o animal mais resgatados no ano, com 183 registros, seguido pelas jiboias onde houve a contabilização de 156 animais resgatados. “Dentre as aves mais resgatadas estão os papa-capins com 82 animais e as cobras peçonhentas tivemos 3 espécies resgatadas: a cascavel, jararaca e coral, com 37 animais no total”, detalhou o Supervisor da unidade, Robson Pires.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Salvador possui seis grupamentos especializados: Grupamento de Operações Especiais (GOE), Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), Grupo de Apoio ao Turista (GAT), Grupamento de Operações com Cães (GOC), Grupamento Especial de Motociclistas (GEM) e Rondas da Capital (Rondac), além de 4 Áreas Operacionais.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados