Câmara de Salvador aprova moção de apoio à vice-presidente da OAB-BA após ataque machista

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou nesta quarta-feira (15) uma moção de apoio à advogada e vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, vítima de vários ataques machistas e misóginos durante o processo eleitoral para o comando da entidade. Em um dos episódios, ela foi covardemente chamada de “puta” na frente da própria casa. A moção foi protocolada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos)

“Considerando tais fatos, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher vem reiterar expressamente e publicamente o apoio à advogada Ana Patrícia Dantas Leão, que foi vítima da cultura machista existente em nossa sociedade, e que se manifesta em todos os espaços de poder, requerendo dos cientificados, inclusive, a investigação e punição de todos os eventuais ilícitos cometidos”, diz trecho da peça.

“A Constituição do Estado da Bahia, por sua vez indica que é responsabilidade do Estado estabelecer políticas de combate e prevenção à violência contra a mulher, bem como garantir perante a sociedade a imagem social da mulher (art. 281, caput e art. 282)”, acrescenta.

Inclusive, nesta terça-feira (14), o colegiado recebeu a advogada na sua reunião semanal para prestar apoio a ela. “Foram ataques machistas, misóginos e covardes, indignos de pessoas formadas para defender a lei e a justiça. Atacam um ser humano só por ele ser mulher e agridem a democracia e a honra e o processo eleitoral de uma das instituições mais respeitadas do Brasil. Uma agressão a todas as mulheres da Bahia e do Brasil que não pode passar impune”, disse Ireuda.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados