Defesa Civil nas Escolas retoma capacitação de alunos da rede municipal

Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Casa da Providência, localizada no bairro da Saúde, foram os mais novos integrantes da capacitação do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). O objetivo da atividade, promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), é capacitar os alunos residentes em áreas de risco para que possam ajudar a promover a prevenção e diminuição de ocorrências nas comunidades onde moram.

As atividades, realizadas durante toda esta semana, foi dividida em quatro módulos. No primeiro dia, os alunos tiveram conhecimento sobre a organização institucional da Defesa Civil e, no segundo, sobre as percepções de riscos. O terceiro dia foi voltado para o tema educação ambiental e, no quarto módulo, os alunos receberam a capacitação sobre primeiros socorros.

A técnica do Setor de Ação Educativa da Codesal, Lívia Melo, falou sobre os impactos da iniciativa para as crianças e para a comunidade. “A Defesa Civil junto às escolas municipais vêm desenvolvendo essa parceria na realização dessa atividade para os alunos, para que eles também sejam articuladores e multiplicadores na escola, na família ou até mesmo no próprio bairro onde moram. É importante repassar também todo conhecimento trabalhado a eles, de forma lúdica, para que colaborem na diminuição das ocorrências de desastres e suas consequências”.

Benefícios – Para a diretora da escola, Silvana Souza, o projeto gera um intercâmbio de conhecimentos com os estudantes, que, posteriormente, também levarão as orientações aprendidas para dentro das próprias casas. “Os facilitadores trouxeram esse tema que é muito importante não só para os alunos, mas também para nós, gestores e professores da instituição, com trocas de informações bastante enriquecedoras”.

O aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I, Kauan da Silva, 10 anos, disse ter aprendido bastante com os temas abordados durante a capacitação. “Assim que eu chegar em casa irei falar com minha mãe, principalmente sobre como se prevenir dos riscos que a chuva pode causar”.

Um dos temas abordados chamaram bastante atenção da aluna do 3º ano, Lara Vitória, de 9 anos. “O que eu mais gostei de aprender foi sobre não jogar lixo na rua”.

Além dos vídeos exibidos em sala de aula, o colete laranja da Codesal chamou bastante atenção da aluna do 4º ano, Agatha Celina, de 9 anos. “Eu gostei de saber sobre o que é a Defesa Civil”.

Além da Escola Municipal Casa da Providência, a Escola Saturnino Cabral, localizada no bairro de Cosme de Farias, também já recebeu o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) logo após a retomada das aulas presenciais na rede municipal de educação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados